Com golaço de Richarlison, Brasil vence a Sérvia na estreia da Copa
Seleção canarinha contou com dois gols do camisa 9, garantindo os primeiros três pontos na competição
Encerrando a primeira rodada da Copa do Mundo no Lusail Stadium, o Brasil enfrentou a Sérvia, e depois de um jogo truncado no primeiro tempo, a seleção comandada por Tite venceu por 2 a 0, com dois gols de Richarlison, sendo um deles de voleio, garantindo a liderança do grupo G.
1º tempo: não, Raphinha, não é assim… no mais, jogo truncado
Nos primeiros momentos de jogo, quem começou melhor foi a seleção da Sérvia, que chegava ao ataque na troca de passes, mas sem finalizar ao gol. Aos 13 minutos, Neymar cobrou escanteio fechado e fez o goleiro Vanja defender, impedindo o gol olímpico.
A primeira finalização da partida aconteceu aos 21 minutos, com Casemiro arriscando de fora da área, para defesa tranquila do goleiro sérvio. Cinco minutos depois, Vinicius Júnior recebeu passe de Thiago Silva dentro da área, mas o atacante do Real Madrid não conseguiu a finalização.
Raphinha teve a grande chance do primeiro tempo, quando dentro da área, o atacante do Barcelona tentou chute colocado, mas a bola foi fraca e fácil para o goleiro. Antes do intervalo, um erro de Milenkovic quase resultou no gol brasileiro. Depois do zagueiro tentar interceptar o lançamento de Casemiro, a bola sobrou para Vini Jr, que chutou errado e mandou para fora.
2º tempo: o Pombo faz “pru” duas vezes e garante a vitória
Logo no primeiro minuto da etapa final, o Brasil chegou ao ataque com perigo, mas novamente parando com Vanja, que salvou o chute de Raphinha. Aos nove, Neymar recebeu lançamento de Vini Júnior e tentou chute de voleio, mandando a bola para fora e assustando a Sérvia.
A seleção europeia chegou ao ataque com perigo aos 11 minutos, quando Mitrovic tentou lançamento na área, desviado pela defesa brasileira e que resultou em escanteio, sem sustos. No lance seguinte, Alex Sandro arriscou chute forte de fora da área, explodindo a bola na trave.
Aos 17, o gol tão esperado saiu. Após chute de Vinicius Júnior dentro da área, o goleiro Vanja espalmou para o meio da área, e Richarlison aproveitou para mandar para o gol e fazer a festa no Lusail Stadium. Depois do gol, a Sérvia começou partir para o ataque, ficando próximo de empatar o jogo. Aos 24 minutos, em cobrança de escanteio, Danilo precisou salvar na pequena área o desvio de cabeça, afastando o gol do adversário.
No entanto, o Pombo novamente foi fatal e marcou um golaço aos 27 minutos, quando depois de receber o passe de Vinicius Júnior, aplicou um voleio dentro da área, sem dar chance nenhuma ao goleiro e definindo o jogo.
Com a vantagem no placar, o técnico Tite decidiu fazer algumas mudanças, colocando Fred, Antony, Rodrygo e Gabriel Jesus. Aos 35 minutos, Casemiro chutou colocado a bola na meia lua da grande área e a bola novamente bateu na trave. A pressão na busca pelo terceiro gol persistiu até o fim, com Fred arriscando o chute, parando na defesa do goleiro.
Próximos jogos
Na próxima segunda-feira (28), as duas seleções retornam à campo pela segunda rodada da Copa do Mundo. No Estádio 974, a seleção comandada por Tite enfrenta a Suíça, atual líder do grupo G, enquanto a Sérvia abre os jogos do dia no Al Janoub Stadium contra Camarões.
FICHA TÉCNICA
Brasil 2 – 0 Sérvia
Data: 24/11/2022
Horário: 16h00 (de Brasília) e 22h00 (de Lusail, Catar)
Estádio: Lusail, em Doha (CAT)
Transmissão: Globo, SporTV, FIFA+ e CazéTV
Público: 88.103 pessoas
Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri (IRA) e Mohammadreza Abolfazli (IRA)
VAR: Abdulla Al-Marri (CAT)
Gols: Richarlison (BRA), aos 17’/2T e 27’/2T
Cartões amarelos: Pavlovic e Gudelj (SER)
Brasil: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá (Fred); Neymar (Antony), Richarlison (Gabriel Jesus), Raphinha (Gabriel Martinelli) e Vinicius Júnior (Rodrygo). T: Tite
Sérvia: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic), Lukic (Lazovic), Gudelj (Ilic) e Mladenovic (Vlahovic); Sergej Milinkovic-Savic, Mitrovic (Maksimovic) e Tadic. T: Dragan Stojkovic