Convivendo com uma temporada formada por altos e baixos, o Botafogo terminou o ano de 2022 com saldo positivo, mesmo após a derrota para o Athletico Paranaense por 3 a 0.
O alvinegro carioca não conseguiu “beliscar” uma vaga na fase prévia da próxima Copa Libertadores mesmo com o G-8 no Brasileirão, mas garantiu vaga na fase de grupos da Conmebol Sul-Americana.
Ou seja, o Botafogo retorna em 2023 à disputa de competições internacionais e atuará pela primeira vez com o novo formato da Sul-Americana, garantindo a realização de sies jogos contra equipes internacionais.
Por estes motivos, o técnico Luís Castro considerou positiva a temporada do Botafogo, agradeceu à torcida pela paciência e disse ter orgulho de todo o elenco pelo empenho demonstrado nos momentos difíceis da temporada 2022.
Veja o que disse Luís Castro, técnico do Botafogo
“Nós, treinadores, somos responsáveis por resolver problemas ao longo da temporada. O que muitas vezes acontece no futebol é que, quando o treinador está na equipe e sabe como resolver o problema, por vezes esse treinador sai.”
“No meu caso, deram tempo para resolver questões, outras estão por resolver. As essenciais foram resolvidas, como colocar no elenco jogadores que eram decisivos para a equipe crescer”,
“Hoje, somos uma instituição que sabe o que quer, e acho que conquistamos a confiança do torcedor. Sente-se uma empatia grande apesar de não termos conseguido o objetivo principal, exite uma ligação com a torcida. Foram muito importantes nesta reta final, estiveram muito ao nosso lado.”