Com aposentadoria de Piqué, veja quem “sobrou” dos “dias de glória” do Barcelona
Com despedida do zagueiro, somente Busquets e Alba permanecem como remanescentes da época de glória dos catalães
Gerard Piqué surpreendeu muitos de seus companheiros e aos dirigentes do Barcelona ao anunciar sua aposentadoria nesta quinta-feira (03). O jogador de 35 anos atuou no clube espanhol por 15 temporadas, fazendo parte deu uma das gerações mais vencedores da história do time catalão.
Nesse período, o zagueiro foi um dos pilares da equipe e empilhou títulos ao lado de craques como Iniesta, Xavi, Messi, Daniel Alves, entre outros. Ele era um dos mais antigos remanescentes da equipe espanholha.
O período de ouro mais recente do Barça aconteceu entre 2008 e 2015, quando o time manteve uma base titular e venceu três vezes a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes, além de dominar completamente a LaLiga.
Com a aposentadoria de Piqué, somente dois jogadores da época gloriosa do clube ainda permanecem, Jordi Alba e Sergio Busquets. O primeiro briga pela titularidade na lateral-direita do time de Xavi. Apesar disso, está com uma idade avançada e tem tido uma queda forte de rendimento nessa temporada, perdendo a vaga entre os onze iniciais.
Já Busquets continua atuando em alto nível e sendo titular absoluto do Barça. O volante sempre foi uma peça que trazia equilíbrio para a equipe dentro de campo e continua fazendo isso, mesmo com a idade avançada.
Onde estão os jogadores que brilharam pelo Barcelona entre 2008 e 2015?
Embora muitos dos atletas da época tenham se aposentado do futebol, esse não é o caso de todos. Craques como Neymar, Messi, Suárez e outros ainda atuam como profissionais, apesar de não estarem na Catalunha.
O argentino está no PSG brilhando ao lado do brasileiro e Mbappé. O trio ofensivo é um dos mais “mortais” da Europa e o eterno camisa 10 do Barça não parece ter sentido os efeitos de sua idade mais avançada.
Já Suárez atuou pelo Nacional, do Uruguai, nessa temporada e está sem time no momento. Iniesta, aos 38 anos, continua no Japão defendendo o Vissel Kobe.
Outros ex-Barcelona que ainda se mantém em atividade são Alexis Sánchez, que atua pelo Olympique de Marselha e Daniel Alves, que após retornar ao Brasil, sem sucesso, assinou com o Pumas, do México.