Gerard Piqué anunciou nessa semana a sua aposentadoria do futebol. A decisão do atleta pegou a muitos de surpresa, incluindo colegas e dirigentes do Barcelona, que homenagearam o jogador.
Contudo, a saída do ídolo também trará certo fôlego financeiro para o Barça. Piqué tinha o salário mais alto de toda a LaLiga e 30 milhões de euros serão liberadas para investimentos em outros jogadores. Esse era o valor total que o atleta ainda tinha a receber em um ano e meio de contrato com o clube.
Agora, o Barça precisa decidir o que fazer com esse dinheiro que estará sobrando. Uma opção pode ser suprir a saída do zagueiro contratando um novo defensor. O setor tem sido um dos mais problemáticos da equipe nessa temporada e a chegada de reforços de qualidade seria vinda.
A outra opção seria usar os recursos para investir em outros setores carentes do elenco. A lateral-direita tornou-se uma prioridade nas últimas semanas e alguém deve ser contratado para a função já na próxima janela de transferência. Uma opção é Foyth, um desejo do Barcelona, mas que tem um custo elevado.
Outra posição que também pode receber o investimento é o meio de campo. Por ali, o favorito é Zubimendi, jovem que atua pela Real Sociedad.
Outros jogadores podem sair do Barcelona
A saída de Piqué trouxe um alívio financeiro que era muito procurado pelo Barça. Com a saída do veterano, o clube pode se aproximar da meta de redução da folha salarial proposta para as próximas temporadas.
Além disso, é previsto que Alba e Busquets, dois dos atletas mais bem pagos do plantel, possam sair ao final dessa campanha, o que traria mais espaço para novos investimentos.
O lateral vem sendo pouco utilizado por Xavi nessa temporada e perdeu muito espaço na equipe titular. Já o volante ainda é uma presença constante entre os onze iniciais do treinador e continua sendo importante no Barcelona.