Andrey Santos tem contrato com o clube até dezembro de 2027. Joia está na mira de clubes como Barcelona e Newcastle
Apesar de Andrey Santos ter renovado contrato com o Vasco até dezembro de 2027, Andrey Santos segue na mira do Barcelona. O diretor esportivo Jordi Cruyff está trabalhando nos bastidores a fim de efetuar a contratação na próxima janela de transferências, em janeiro de 2023. O dirigente, no entanto, sabe que não será uma das tarefas mais fáceis.
O Torcedores.com apurou Jordi Cruyff está cuidando pessoalmente da negociação, em conjunto com André Cury, representante do Barcelona na América do Sul, para tentar chegar a um “número mágico” que agrade as todas as partes envolvidas: Barça, jogador e, principalmente, o Vasco.
A temporada de Andrey Santos
Jogos: 38
Titular: 35
Reserva utilizado: 3
Gols marcados: 10
Assistências: 0
Minutos em campo: 3075
Recentemente, o Newcastle fez uma consulta ao empresário Giuliano Bertolucci, que cuida dos interesses de Andrey Santos, responsável por conversar com clubes do exterior. Em setembro, os ingleses sinalizaram com uma oferta de 35 milhões de euros (R$ 180 milhões, pela cotação atual) à vista. A proposta, contudo, não chegou ao Vasco
A ideia de Jordi Cruyff é conseguir reunir um montante próximo do que pode ser ofertado pelo Newcastlte e criar algum tipo de acordo que permita que Andrey Santos permanecer no Vasco até junho de 2023, quando começa a temporada europeia. Com isso, o meio-campista ficaria à disposição do clube de São Januário pelo período de seis meses.
Jogos pelo Vasco em 2022
Série B do Campeonato Brasileiro: 29
Copa do Brasil: 1
Campeonato Carioca: 2
Copa São Paulo de Futebol Júnior: 6
Ainda segundo apurou a reportagem, o Barcelona terá dificuldades para efetuar a negociação mesmo que supere a oferta do Newcastle. Isto porque o Vasco não abre mão de receber integralmente o valor da multa rescisória estipulada em 40 milhões de euros (R$ 205,7 milhões). A diretoria entende que apenas este montante será capaz de tirar o atleta do clube.
Com o dinheiro à mesa, o Barcelona tentará convencer o Vasco a abrir conversas, mesmo que uma contrapartida. Os catalães não descartam oferecer uma porcentagem numa negociação futura, o que iria fortalecer ainda mais as finanças do clube. Cabe, agora, a 777 Partners, acionista da SAF, decidir se irá ou não ouvir uma proposta pelo atleta.