Marcos Leonardo recebe conselhos de Ricardo Oliveira para se destacar no Santos: “Me ajudou bastante”
Joia do Santos é um dos destaques da equipe nessa temporada
Não é nenhuma novidade que o Santos revela bons jogadores. E uma das últimas grandes revelações foi o atacante Marcos Leonardo, de 19 anos. Ele subiu para o time profissional em 2020 e hoje é um dos principais jogadores da equipe.
Marcos Leonardo é o camisa 9 da equipe e artilheiro do time na temporada, com 19 gols. Em entrevista após a partida contra o Juventude, o centroavante declarou que recebeu conselhos de Ricardo Oliveira, ex-atacante santista.
“Conversei com o pastor Ricardo Oliveira um dia depois (da derrota para o Atlético-MG) num evento que ele fez. Ele falou para eu não ligar para o que as pessoas falam. Ser convicto no que eu faço. Para ir fazer com confiança porque eu não cheguei aqui à toa. Pastor me ajudou bastante com as palavras, me colocou lá para cima. Acabou de mandar uma mensagem, não consegui responder ainda. Sou grato pela amizade dele. Um cara excepcional tanto dentro quanto fora de campo”, disse Marcos Leonardo.
Conselho de Ricardo Oliveira para a joia do Santos
Em entrevista ao “ge”, Ricardo Oliveira elogiou o atacante, se disse honrado com as palavras da joia santista e disse que espera ajudar ele com sua experiência.
“Eu, com tudo que vivi durante os 22 anos de carreira profissional e 42 anos de idade, é sempre uma alegria imensa poder sentar com um jovem a ajudar ele. Tenho assistido aos jogos, aplaudido quando faz gols. Aconselhado quando, às vezes, a bola não entra, quando aplausos viram acusações. Exatamente nesses momentos que ele precisa saber quem ele é, como deve lidar com esse tipo de situação”, disse Ricardo Oliveira, que revelou o conselho dado.
“O conselho que sempre dou as pessoas e falei ao Marcos é que o nosso alicerce nunca deve ser o aplauso das pessoas. Mas, sim, aprender com as dificuldades que enfrentamos. Os aplausos enganam. Levam para um lugar muito perigoso. Talvez, as dificuldades e críticas nos levem a um lugar onde possamos melhorar e crescer como ser humano. Sempre digo que os fracassos pelos quais passamos e as lágrimas que muitas vezes derrubamos no oculto, sem ninguém ver, é que de fato são os fundamentos dos grandes campeões.”
Marcos Leonardo, mesmo sendo um dos destaques da temporada, recebeu diversas críticas após a derrota para o Atlético-MG, em que o atacante perdeu vários gols.
Por fim, Ricardo Oliveira disse que no futebol é normal você viver fases boas e ruins. Ele disse que já passou por isso e que Marcos Leonardo precisa seguir focado e trabalhando duro.
“Eu vivi muito isso. Quando os resultados não aparecem, você que estava se destacando acaba recebendo as críticas mais pesadas. O torcedor é muito passional. A imprensa fala de uma forma, muitas vezes, agressiva. Hoje, com a internet e as redes sociais, chega uma enxurrada de críticas quando as coisas não vão bem.”
“O que eu falo para ele é sempre manter focado no trabalho. Todos os dias trabalhar forte, ter convicção naquilo que está fazendo, o que pode entregar para o time. Não ficar preso aos pensamentos das pessoas. Porque, senão, ele não vai viver o extraordinário, o melhor da vida dele, não vai conseguir progredir. Porque ele vai sempre ficar procurando nas pessoas o parâmetro para viver e fazer aquilo que ele acredita. É isso que tenho falado e ele tem feito isso muito bem.”
Ricardo Oliveira teve uma passagem pelo time da Vila Belmiro em 2003, mas retornou em 2015, quando teve muito sucesso formando o ataque com o jovem Gabigol, outro menino da Vila. Ele deixou o Santos em 2017.