Antes de mais nada, o novo técnico do Atlético Nacional, Paulo Autuori, anunciado no fim da noite desta segunda-feira (3), a Hernán Herrera, chega ao clube com o objetivo de conduzir a equipe a final do segundo turno do Campeonato Colombiano.
Antes de ser contratado pelo Atlético Nacional, Paulo Autuori teve seu nome cotado para ser o diretor esportivo do Marítimo, de Portugal. No entanto, as partes não chegaram a um acordo e o treinador seguiu no Internacional na função de diretor técnico.
Clubes que trabalhou como diretor técnico
2022: Internacional
2022: Goiás
2021 – 2022: Athletico Paranaense
2019: Santos
2017 – 2018: Fluminense
Desde então, Paulo Autuori passou a receber sondagens de diversas equipes da Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes, Coréia do Sul, China e Japão, onde tem grande mercado. Apesar disso, sempre deixou claro o desejo de cumprir seu contrato com o clube gaúcho.
O Torcedores.com aproveitou o retorno de Paulo Autuori para o Atlético Nacional para relembrar os últimos cinco trabalhos dele como treinador. Afinal, ele vinha exercendo nos últimos anos a função de diretor técnico no futebol brasileiro. Confira!
Athletico Paranaense
Paulo Autuori foi técnico do Athletico Paranaense em 2016 e 2017. Nesse meio tempo, comandou a equipe em 93 partidas, 39 vitórias, 21 empates e 31 derrotas. Além disso, conquistou o Campeonato Paranaense de 2016.
Nesta temporada, atuando como diretor técnico, ele foi demitido após o clube ser eliminado precocemente do Campeonato Paranaense. Além dele, o presidente Mário Celso Petraglia também mandou embora o técnico Alberto Valentim.
Botafogo
Paulo Autuori foi técnico do Botafogo em 1995, 1998, 2001 e 2021. A passagem mais marcante foi quando comandou o time na conquista do Campeonato Brasileiro. Na última vez que trabalhou no clube, não resistiu aos maus resultados do time na Série A.
Ele deixou o time na 19ª colocação no Brasileiro, com 11 pontos em 12 partidas. A fraca campanha foi contribuiu para o terceiro rebaixamento do time para a segundonda. Ao todo, foram 23 jogos, 4 empates, 6 vitórias e 4 derrotas.
Atlético Nacional
Em 2018, Paulo Autuori foi contratado com a missão de conduzir o clube ao título da Copa Sul-Americana. Porém, ficou apenas sete meses no cargo. Ele pediu demissão após o time ser goleado por 4 a 1 pelo Fluminense. Foram 28 jogos, 10 vitórias, 9 empates e 9 derrotas.
Ludogorets Razgrad
O técnico teve breve passagem pelo Ludogorets Razgarad. Na época, alegou problemas familiares para retornar ao Brasil. Na época, o clube ocupava a vice-liderança do Campeonato Búlgaro. Ele foi campeão da Supercopa da Bulgária
Além disso, classificou o time para a fase de grupos da Liga Europa. No total, foram 23 partidas com Paulo Autuori no comando da equipe. Nesse meio tempo, foram 15 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.
Cerezo Osaka
Em 2015, Paulo Autuori fez bom trabalho à frente do Cerezo Osaka. Ele conduziu o time ao 4º lugar na primeira fase da J-League. Nesse meio tempo, foram 41 jogos, 17 vitórias, 13 empates e 11 derrotas. Pediu demissão para comandar o São Paulo.