Red Bull revela fator que quase tirou o título de Verstappen na F1: “Potencialmente um desastre”
Após título antecipado de Verstappen, Red Bull F1 revela que houve dúvidas se a equipe austríaca teria sucesso com o RB18; entenda
A dominância da Red Bull F1 com Max Verstappen foi a tônica da temporada de 2022. O conjunto piloto/carro não deu chances para Ferrari e Mercedes e mostrou o quanto o projeto do RB18 teve sucesso, dando ao holandês o seu bicampeonato mundial faltando três corridas para o final.
Porém, segundo o engenheiro chefe da Red Bull F1, Paul Monaghan, os Touros Vermelhos tiveram dúvidas se o projeto do RB18 daria a Verstappen um carro para ser campeão devido às mudanças que a Fórmula 1 implementou para o projeto dos carros nessa temporada.
“Acho que, sobre os novos regulamentos, é sempre difícil saber se você fez a coisa certa ou não”, começou a explicar Paul Monaghan em participação ao podcast F1 Nation. Para ele, a Red Bull F1 só teve certeza de que estava indo no caminho certo quando começaram os testes de pré-temporada.
“Acho que chegamos ao primeiro teste e descobrimos que o que fizemos não estava muito longe do que previmos. Não parecíamos estar lutando com certos problemas que outras pessoas estavam tendo, e muitos continuaram tendo. Não acho que foi um grande triunfo do design. Mas certamente evitamos algumas cascas de banana e outras coisas que outras equipes tiveram”, falou o engenheiro chefe da Red Bull F1, que classificou como um “potencial desastre” tudo o que a equipe austríaca fez para deixar o carro mais leve para Verstappen e Pérez.
“Não havia uma porca ou parafuso em excesso. Todas as regulagens aerodinâmicas eram diferentes, as regulagens do chassi completamente diferentes, nova suspensão, nova caixa de câmbio, não havia nada que você realmente pudesse dizer ‘isso está ok, não precisamos nos preocupar com isso’. A coisa toda era potencialmente um desastre, mas, felizmente, nada foi e, ao longo do ano, conseguimos resolver alguns dos problemas menores que tivemos e aproveitar isso”, concluiu.
F1 volta no GP dos Estados Unidos
O circo da Fórmula 1 volta a se reunir nos próximos dias 21, 22 e 23 de outubro para o Grande Prêmio dos Estados Unidos em Austin.