O Brasileirão Série B 2022 está em reta final. Restando apenas quatro rodadas, os times disputam o sonhado acesso, enquanto outra parte luta contra o perigo iminente da Série C.
Em uma competição acirrada como a segunda divisão do futebol brasileiro, manter uma certa regularidade e se destacar nas estatísticas não é uma tarefa fácil. Por outro lado, alguns jogadores conseguem um certo brilho no torneio culminando em transferências para clubes da Série A. Um caso mais recente, foi a negociação entre Lucas Perri, Náutico e o Botafogo, o goleiro era um dos atletas com mais defesas da edição, com 3,1 por jogo.
Portanto, através de dados do SofaScore, o Torcedores.com realizou um levantamento dos goleiros com mais defesas no Brasileirão Série B. Em primeiro lugar, figura o arqueiro do Sport, Mailson, com 3,4 defesas por jogo, o atleta evitou diversos tropeços da equipe, assegurando a quarta defesa menos vazada da competição.
Na segunda colocação, um verdadeiro pelotão com quatro atletas, Vanderlei, Lucas Frigeri, Kozlinski e Thiago Rodrigues, o último era considerado unanimidade no Vasco da Gama, mas vem cometendo falhas graves recorrentemente. Enquanto o goleiro do Operário, deixou um “grande centro” no país, contudo, segue muito exigido pelo frágil sistema defensivo da sua equipe.
Por analogia, um contraponto, a tendência é que goleiros de equipes com defesas mais frágeis, sejam exigidos de maneira constante. Para efeito de comparação, as três equipes que menos sofreram gols na Série B, não tem o goleiro titular nem entre os dez com mais defesas no torneio, justamente por tenderem a uma base mais solida no sistema defensivo.
Ao mesmo tempo, cinco arqueiros de equipes na segunda parte da tabela aparecem no ranking.
Goleiros com mais defesas por jogo na Série B:
Mailson – 3.4 defesas por jogo – Sport
Vanderlei – 3.3 defesas por jogo – Operário
Lucas Frigeri – 3,3 defesas por jogo – Novorizontino
Thiago Rodrigues – 3,3 defesas por jogo- Vasco da Gama
Maurício Kozlinski – 3,3 defesas por jogo – Guarani
Lucas Perri – 3,1 defesas por jogo – Náutico*
Diogo Silva – 3,1 defesas por jogo – CRB
Marcelo Carné – 3,1 defesas por jogo – CSA