O Palmeiras vive um dos melhores momentos nos últimos anos. Apesar de não ter chegado na final da Libertadores da América e nem na Copa do Brasil, os últimos anos do alviverde tem sido “mágicos”. Aliás apesar das frustrações nessas competições, o time palestrino caminha a passos largos rumo ao título do Brasileirão da Série A.
Como já dito mesmo não chegando na final da Libertadores o Verdão conquistou a marca do time que mais vezes venceu jogos na competição de forma consecutiva. Isso ocorreu na vitória da equipe paulista diante do Cerro Porteño por 5×0, o que consolidou 9 vitórias. Agora um novo recorde surgi para orgulho dos palmeirenses.
Com a campanha do Brasileirão, o Palmeiras já tem sua vaga confirmada para a Libertadores da América de 2023. Assim, o time comandado por Abel conquistou para o Clube a 23° participação na competição nacional. Além disso, a marca representa um recorde entre os times brasileiros pelo fato de ser a 8ª participação consecutiva. Ou seja, nenhuma agremiação brasileira foi capaz de disputar a competição tantas vezes seguidas.
Palmeiras ultrapassa marca do rival São Paulo
Anteriormente o São Paulo detinha o recorde de participações consecutivas na Libertadores. Tendo 2004 e 2010, o Tricolor Paulista conseguiu se manter a classificação na competição nacional. Mas agora o Palmeiras ultrapassou a marca do Time do Morumbi de sete participações seguidas. Ou seja, além de conquistar uma boa marca entre os clubes brasileiros, o Palestra deixou para trás um dos seus maiores rivais.
Alô, #Libertadores! 👋
OITO edições consecutivas, hein? Anota mais um recorde aí 📊#AvantiPalestra https://t.co/qbrKvHo7ds— SE Palmeiras (@Palmeiras) October 16, 2022
Os times brasileiros ainda não são recordistas em participações consecutivas
Apesar de ser o clube brasileiro com mais participações consecutivas, o Verdão está longe de estar próximo dos clubes que mais vezes conseguiu de forma seguida na Libertadores da América. Isso porque clubes como Nacional-URU (27 participações), Peñarol-URU (15 participações) e River Plate-ARG (15 participações) são os três maiores recordistas.
Talvez, pelo o equilíbrio do futebol brasileiro ou os inegáveis altos e baixos dos nossos clubes, as equipes brasileiras ainda possuem um grande caminho para chegar nesse recorde de participação. O Palmeiras é o 13° nesse ranking, dividindo essa colocação com o Olímpia-PAR. Em contrapartida, não podemos negar que os palmeirenses vivem um momento de bastante equilíbrio nas últimas temporadas. Desta forma não será improvável que chegue a marcas maiores nas próximas temporadas.