O Palmeiras chegou a 15 jogos de invencibilidade no Brasileirão Série A ao vencer o Coritiba por 4 a 0 na quinta-feira, no Allianz Parque. A última derrota da equipe na competição foi na 15ª rodada, 2 a 0 para o Athletico, também em seu estádio. De lá para cá, o time venceu 11 partidas e empatou quatro, disparando na liderança, com 66 pontos.
Perder, aliás, vem sendo coisa rara para o Verdão em 2022. Em 66 partidas disputadas até agora, o time só saiu derrotado em seis ocasiões – foram ainda 44 vitórias e 16 empates, incluindo os jogos do Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes, que valeram pela temporada 2021.
Essas seis derrotas foram para apenas quatro times diferentes: Chelsea, na final do Mundial; São Paulo, no primeiro jogo da final do Paulista e nas oitavas de final da Copa do Brasil; Ceará, na rodada de estreia do Brasileirão; e Athletico, na 15ª rodada do Brasileirão e na ida das semifinais da Libertadores.
Curiosamente, o Palmeiras ainda tem pela frente no Brasileirão os dois times que já o venceram duas vezes no ano e o eliminaram nas disputas de mata-mata: o São Paulo será o adversário pela 32ª rodada, no domingo, dia 16, no Allianz Parque; e o Athletico aparece no caminho na 34ª rodada, na terça-feira, 25 de outubro – o último jogo do time de Luiz Felipe Scolari antes de enfrentar o Flamengo na final da Libertadores.
Pelas contas, o Palmeiras precisa de mais quatro vitórias nos oito jogos restantes para comemorar o Brasileirão. Se vencer as próximas quatro, vai festejar o título justamente na Arena da Baixada, contra o Athletico.
Palmeiras com vantagem em clássicos
O São Paulo é o time que o Verdão mais enfrentou neste ano. Até agora são seis confrontos, com quatro vitórias e duas derrotas, dez gols marcados e seis sofridos, um título paulista e uma eliminação na Copa do Brasil. No primeiro turno do Brasileirão, pela 13ª rodada, uma virada surpreendente no Morumbi, 2 a 1, com dois gols marcados nos acréscimos.
Nos outros clássicos o desempenho do Palmeiras também é impecável em 2022. Contra o Corinthians, foram três vitórias em três dérbis: 2 a 1 no Paulistão, no Allianz Parque; no Brasileirão, 3 a 0 no turno, em Barueri, e 1 a 0 no returno, na Neo Química Arena.
Diante do Santos, foram três jogos e três vitórias, todas por 1 a 0, sendo duas no Allainz Parque e uma na Vila Belmiro. Contra o Peixe, no chamado Clássico da Saudade, o Verdão emenda sete vitórias nas últimas sete partidas.