O pai de Max Verstappen, Jos Verstappen, acha que o bicampeão mundial e a Red Bull Racing podem dominar totalmente as próximas temporadas da Fórmula 1 – talvez até o fim da atual era dos regulamentos, em 2025. “As regras permanecerão as mesmas, o pelotão se aproximará e teremos corridas melhores. Mas o piloto mais forte sempre chega ao topo. Se a RB continuar assim, certamente teremos bons cinco anos”, acrescentou Jos.
Aos 50 anos, o ex-piloto de F1 disse que estava relaxando em casa quando a FIA finalmente declarou que Verstappen era o vencedor deste ano. “Geralmente estou no local, mas viajo há bastante tempo; portanto, entrar no Japão não foi fácil. A pressão do ano passado tornou-se insuportável e, quando tudo acabou, fomos dominados por fortes emoções. Assim, foi muito diferente este ano, pois sabíamos que o título viria mais cedo ou mais tarde – só não sabíamos quando”, disse ele à mídia.
Empresário e companheiro de Red Bull comentam bicampeonato de Verstappen na Fórmula 1
Jos Verstappen administra a carreira do filho junto com o próprio ex-empresário Raymond Vermeulen, que disse: “Eu estava perguntando à equipe onde estávamos com o título e eles não tinham certeza. A tela estava mostrando ‘campeão mundial de 2022’; por isso, foi uma conclusão um pouco estranha; porém, no final o título chegaria de qualquer maneira. Enfim, é muito bom que tenha acontecido aqui”.
Até o companheiro de Red Bull F1 Sergio Pérez teve de admitir após o GP do Japão que Max Verstappen está perto de ser intocável. “Quando ele se sente confortável, ele dirige em um nível diferente”, disse.
A corrida de domingo em Suzuka teve condições traiçoeiras, atrasos e novas críticas ao gerenciamento de corrida da FIA em 2022; ademais, houve confusão inicial sobre se Verstappen receberia os pontos necessários para a vitória antecipada do título de Fórmula 1.