O Meeting Paralímpico Loterias Caixa abre a sua temporada no Sudeste ao desembarcar em Belo Horizonte (MG), no próximo sábado, 8, com disputas de atletismo, natação e halterofilismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ao todo, 302 atletas se inscreveram para as competições nas três modalidades, com destaque para sete nadadores, que, juntos, conquistaram 20 medalhas no último Mundial de natação paralímpica, disputado na Ilha da Madeira, Portugal, em junho passado.
Representantes do Praia Clube, de Uberlândia, Gabriel Bandeira, Gabriel Araújo, Samuel Oliveira, Tiago Oliveira, Laila Suzigan, Guilherme Batista e João Pedro Brutos estão entre os 64 nadadores inscritos no Meeting de Belo Horizonte (veja a lista completa das medalhas conquistadas por cada um deles, em Portugal, mais abaixo). As provas de atletismo contarão com 190 competidores, enquanto as de halterofilismo terão 48 participantes.
A capital mineira é a sede com mais inscrições, até agora, na atual temporada do evento. Antes, o recorde pertencia a Brasília, que registrou 217 inscritos, também em disputas nas três modalidades, no último dia 1º de outubro.
Gabriel Araújo da classe S2 (para atletas com comprometimentos físico-motores severos), afirmou estar animado para o Meeting em seu estado. Natural de Santa Luzia, cidade que fica na Grande BH, o nadador fará sua estreia pelo Praia Clube após sair do Bom Pastor, de Juiz de Fora.
“Vai ser maravilhoso nadar em casa. Estou bastante feliz porque vou conseguir levar minha mãe para assistir. Ter ela ao meu lado é sempre especial. E, em mais um momento marcante, ela não poderia faltar”, disse o atleta, que vai nadar os 50 m e 100 m livre, além dos 50 m costas na capital mineira. Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação de braços e pernas.
Outro medalhista no Mundial da Ilha da Madeira, Samuel Oliveira destacou que usará o Meeting para iniciar uma avaliação sobre a próxima temporada.
“Vou dar o meu melhor e tentar entender qual é a minha real condição para 2023, ano com grandes competições como os Jogos Parapan-Americanos de Santiago e o Mundial de Manchester [Inglaterra]”, concluiu o nadador da classe S5 (também para nadadores com comprometimentos físico-motores).
Samuel teve os dois braços amputados após sofrer uma descarga elétrica, de 13 mil volts, ao tentar tirar uma pipa do alto de uma árvore com um barra de ferro que encostou em fios de alta tensão.
O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.
Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.
Nadadores medalhistas que estarão em BH
Gabriel Bandeira (6 medalhas): ouro (200 m livre, 200 m medley e 100 m borboleta), prata (100 m costas), bronze (revezamento misto 4 x 100 m livre – S14 e revezamento misto 4 x 100 m medley – S14);
Samuel Oliveira (5 medalhas): ouro (50 m costas, 50 m borboleta e revezamento misto 4 x 100 m livre -20 pontos), prata (200 m medley e 50 m livre);
Gabriel Araújo (3 medalhas): ouro (100 m costas, 200 m livre e 50 m costas);
Tiago Oliveira (1 medalha): bronze (200 m medley);
Laila Suzigan (1 medalha): prata (400 m livre);
Guilherme Batista (1 medalha): ouro (revezamento misto 4 x 100 m medley – 49 pontos);
João Pedro Brutos (3 medalhas): bronze (100 m peito, revezamento misto 4 x 100 m livre – S14 e revezamento misto 4 x 100 m medley – S14).