O primeiro El Clásico da temporada oficial 2022-23 acontecerá neste domingo (16), às 11h15 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu. Assim, o encontro entre Real Madrid e Barcelona na capital espanhola, pela 9ª rodada de LaLiga, poderá inaugurar uma nova era de protagonistas. Se antes, nos acostumamos com os inesquecíveis duelos entre Cristiano Ronaldo e Messi, agora teremos o primeiro embate oficial entre Karim Benzema e Robert Lewandowski.
Aliás, foi um El Clásico que marcou a estreia do polonês com a camisa do Barcelona. Assim, no fim de julho, ajudou os catalães a derrotar o Real por 1 a 0 no amistoso de pré-temporada nos Estados Unidos, gol de Raphinha. Contudo, Benzema não participou daquela partida. Portanto, a partida de amanhã pela LaLiga marcará o pioneiro confronto direto entre os dois camisas 9.
Afinal, o polonês foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa, em 2020 e 2021. Enquanto o francês é o favorito a levar o prêmio em 2022, principalmente pelo que fez na UEFA Champions League ganha pelo Real Madrid no primeiro semestre. Contudo, a rivalidade entre Messi e CR7 em LaLiga durou quase uma década, entre 2009 e 2018, tempo em que o português esteve no time merengue.
Rivalidade em LaLiga pode não ser tão duradoura
Em contrapartida, o novo duelo particular deve ocorrer num período menor, pois os dois centroavantes já têm idades avançadas. Desse modo, ambos têm 34 anos (Benzema completará 35 em dezembro). Sobre os desempenhos na temporada, Lewandowski vive um momento melhor. O polonês se adaptou rapidamente à equipe catalã, somando 14 gols (nove em LaLiga e cinco na UEFA Champions League), enquanto o francês só anotou três, um deles de pênalti.
Real Madrid e Barcelona dividem a liderança de LaLiga, com 22 pontos em oito partidas. Mas os catalães levam vantagem no saldo de gols (19 a 12). A partida será transmitida pelo Star+.