A menos de 1 ano dos Jogos Paralímpicos de Paris, a cerimônia de abertura começa a tomar forma.
Prova disso, é que já foi definido o local onde a festa irá acontecer: na avenida Champs-Elysées e chegarão à maior praça de Paris, que oferece uma vista da cidade do Louvre e do Jardin des Tuileries, no lado leste, até o Arco do Triunfo. Participarão do evento 4.400 atletas de 184 países.
O anuncio foi feito na última quinta-feira, 20 de outubro, durante a conferência internacional de imprensa, realizada na capital francesa. Os jogos começam, a principio, no dia 28 de agosto.
“Em nome do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e do Movimento Paralímpico, quero expressar nossa imensa empolgação com o plano ousado e original de Paris 2024 de sediar a primeira Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos fora de um estádio. Em uma cidade que reverbera na história, Paris criará um novo momento no tempo sobre o qual as pessoas falarão nos próximos anos. Acho que vai ser uma coisa linda e um evento único na vida que ficará em todas as nossas histórias”, disse o brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
O Comitê Organizador estima que cerca de 65.000 espectadores poderão assistir à cerimônia de abertura, o que equivale à capacidade de um estádio.
“Esta cerimônia no coração da cidade é um forte reflexo da nossa ambição de aproveitar a realização dos primeiros Jogos Paralímpicos em nosso país e colocar a questão da inclusão de pessoas com deficiência no centro da sociedade”, disse Tony Estanguet, Presidente do Comitê Organizador de Paris 2024.
Onde acontecem as competições?
Partidas de futebol para cegos, por exemplo, serão realizadas ao pé da Torre Eiffel, eventos equestres para nos jardins do Chateau de Versailles, enquanto esgrima em cadeira de rodas e o taekwondo serão encenados no Grand Palais.