Pelé não jogava mais profissionalmente. Mas entrou em campo, pela única vez na vida, com a camisa do Flamengo no Maracanã. O adversário era o Atlético-MG, num amistoso beneficente em que a renda foi destinada às famílias vítimas de enchentes. Assim, a partida aconteceu em 6 de abril de 1979 e, com o Rei do Futebol vestindo a 10 emprestada por Zico (que utilizou a 9 naquele dia), o Rubro-Negro aplicou 5 a 1 no Galo, diante de quase 140 mil pagantes, com três gols do Galinho.
Diego Armando Maradona tinha apenas 18 anos, e estava em início de carreira. Mas já era apontado como uma grande promessa do futebol mundial. Tanto que a imprensa local já o considerava certo na Copa do Mundo de 1978 realizada no país, mas o técnico César Luis Menotti o acabou cortando da lista final. Desse modo, o camisa 10, que na época era o astro do Argentinos Juniors, assistiu ao amistoso entre Flamengo e Atlético-MG pela televisão na Argentina. Então, o jornal El Gráfico decidiu promover o primeiro encontro do jovem Don Diego com o consagrado Pelé.
No encontro, Pelé presenteou Maradona
“Conhecer Pelé foi como a Copa que não tive”, declarou Maradona ao jornal, se referindo à ausência no primeiro título mundial da Argentina. Aliás, El Diez precisou despistar o presidente do Argentinos Juniors, pois na véspera do encontro com Pelé, havia participado da vitória por 3 a 1 sobre o Huracán. Logo após a partida, viajou para o Rio de Janeiro para encontrar com o Rei do Futebol no edifício Chopin, ao lado do Copacabana Palace, em 9 de abril de 1979. Ou seja, três dias depois do amistoso no Maracanã em que o ex-jogador do Santos vestiu a camisa do Flamengo.
Ao ver Pelé pela primeira vez, Maradona disse, ao tricampeão mundial com a seleção brasileira, ter visto o amistoso entre Flamengo e Atlético-MG. “Muito obrigado, eu vou levá-lo toda a minha vida. Eu assisti ao seu jogo na sexta-feira na TV, e juro que estava muito animado. Meu desejo de conhecê-lo aumentou”, disse Don Diego a Pelé que, logo após aconselhar o jovem argentino e tocar violão naquela reunião, presenteou a promessa com a medalha que recebeu de sua despedida do Cosmos, em 1977.
Assim, Flamengo e Atlético-MG medirão forças neste sábado (15) no mesmo Maracanã, às 20h30 (horário de Brasília), pela 32ª rodada do Brasileirão Série A. Enquanto o Rubro-Negro deverá poupar titulares visando a decisão da Copa do Brasil com o Corinthians, o Galo busca se manter na zona de classificação para a Libertadores.
Ficha técnica – Flamengo 5×1 Atlético-MG
06/04/1979 – Maracanã – Rio de Janeiro
Público: 139.953
Renda: CR$ 8.781.290,00
Gols: Marcelo (CAM) 21’/1ºT, Zico 35’/1ºT, 10’/2ºT e 14’/2ºT, Luisinho 28’/2ºT e Cláudio Adão 39’/2ºT
Flamengo: Cantarelli, Toninho, Rondinelli (Nelson), Manguito e Júnior; Andrade, Carpeggiani (Ramirez) e Zico; Tita, Pelé (Luisinho) e Júlio César (Reinaldo). Técnico: Cláudio Coutinho
Atlético-MG: João Leite, Alves, Osmar, Luizinho e Hilton Bruniz; Cerezo, Marcelo (Carlinhos) e Paulo Isidoro; Serginho (Pedrinho), Dario e Ziza (Vilmar). Técnico: Procópio Cardoso