O Flamengo inicia a semana com a cabeça no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, que acontece nesta quarta (12), na Neo Química Arena, contra o Corinthians.
O Rubro-Negro busca o seu tetracampeonato, já que foi campeão da Copa do Brasil em outras três ocasiões: 1990, 2006 e 2013.
Matheuzinho ganha força em treinos e vira “ameaça” para titularidade de Rodinei
Mas, quatro jogadores do elenco atual do Flamengo já venceram a competição em edições anteriores.
O principal vencedor é Arrascaeta, que conquistou duas vezes pelo Cruzeiro, em 2017 e 2018. Uma curiosidade é que os dois títulos vieram em cima dos finalistas dessa edição. E nas duas finais, o meia uruguaio marcou.
Em 2017, o título veio em cima do Flamengo, nos pênaltis, após dois empates. No jogo de ida, no Maracanã, a partida terminou empatada em 1 a 1. O gol do Cruzeiro foi de Arrascaeta, enquanto o gol flamenguista foi de Lucas Paquetá.
Já no ano seguinte, a vítima de Arrasca foi o Corinthians, com o Cruzeiro vencendo os dois jogos. Na volta, na Neo Química Arena, o clube mineiro fez 2 a 1, com gols de Robinho e Arrascaeta. O gol corintiano foi marcado por Jadson.
Outro vencedor de Copa do Brasil, que teve um papel importante, também marcando gol, foi Everton Cebolinha, que hoje é reserva do Flamengo. Cebolinha venceu em 2016, com a camisa do Grêmio.
Na ocasião, o Grêmio derrotou o Atlético-MG por 4 a 2 na soma dos placares. No primeiro jogo, os gaúchos venceram por 3 a 1, com dois gols de Pedro Rocha e um de Cebolinha.
Os outros dois campeões, foram campeões juntos. O goleiro Santos e o zagueiro Léo Pereira, estavam no time do Athletico-PR campeão em 2019 em cima do Internacional. Ambos foram titulares das duas partidas.
O Flamengo tem outro campeão de Copa do Brasil, mas que não é jogador. O técnico Dorival Júnior venceu a competição comandando o Santos de Neymar e Ganso, em 2010.
Jogadores do Flamengo que foram vice
Além dos quatro jogadores campeões, o Flamengo tem cinco jogadores que já chegaram na final, mas perderam. Um deles, inclusive, chegou a marcar gol na decisão.
Em 2015, Thiago Maia e Gabigol atuavam pelo Santos. A dupla perdeu a final para o Palmeiras, nos pênaltis, com 2 a 2 no agregado.
No primeiro jogo, o Peixe venceu por 1 a 0 com gol do Gabigol. Na volta, o Verdão venceu por 2 a 1 e ficou com a taça nos pênaltis. Gabigol e Thiago Maia não bateram pênalti porque ambos tinham sido substituídos.
Everton Ribeiro é o jogador do elenco que mais disputou final. Ele já tem três decisões de Copa do Brasil e três vices. Em 2011 e 2012, o meia atuava pelo Coritiba, chegando nas duas finais. Em 2011, perdeu para o Vasco e em 2012, para o Palmeiras.
Everton Ribeiro disputou novamente a final da competição em 2014, com a camisa do Cruzeiro, mas perdeu para o Atlético-MG.
Por fim, Diego Ribas e Rodinei foram vice justamente com a camisa do Flamengo, em 2017, quando o Rubro-Negro foi derrotado pelo Cruzeiro.
O Rubro-Negro perdeu nos pênaltis, com Diego Ribas perdendo a penalidade que deu o título ao clube mineiro.