Home Lutas Jiu Jitsu: lenda e principal expoente do esporte, Carlos Gracie morreu em um 7 de outubro de 1994

Jiu Jitsu: lenda e principal expoente do esporte, Carlos Gracie morreu em um 7 de outubro de 1994

Lutador brasileiro é ídolo em categoria, relembre a história

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

Quem acompanha o mundo das lutas certamente já ouviu falar sobre o Jiu Jitsu. Embora seja um arte marcial surgida no Japão, foi turbinada até a forma como a conhecemos atualmente através de Carlos Gracie. O lutador brasileiro a adaptou conforme as suas necessidades, veja história.

Quem foi Carlos Gracie?

Carlos Gracie nasceu em Belém, no dia 14 de setembro de 1902 e é considerado como um dos criadores do sistema de arte marcial brasileira Gracie Jiu Jitsu junto com o seu irmão Hélio Gracie. Segundo a história, Carlos tinha 14 anos quando assistiu uma apresentação de Judô Kodokan no Teatro da Paz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, após perceber que sua estrutura física o deixava em situações desvantajosas nos confrontos, quis procurar uma arte marcial que o ajudasse a ter melhores resultados. Após alguns meses aprendendo sobre Jiu Jitsu, conseguiu adaptar o sistema de alavancas e imobilizações para conseguir vencer oponentes maiores.

Logo, em 1925 abriu a sua primeira Academia Gracie de Jiu Jitsu e investiu além do combate, se não também na criação de uma filosofia e até uma dieta natural para ter melhores resultados. Entretanto, um dos seus maiores destaques na sua história é o fato de convidar grandes lutadores da época para combates, com o intuito de provar a eficiência do seu sistema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Talvez o seu confronto mais memorável seja o clássico Gracie x Japão que foi realizado em São Paulo em 1924. O combate marcou a carreira, e acabou nos três rounds após uma chave de braço no adversário, Carlos quebraria o membro de Geo Omori, mas mesmo assim a luta continuou. O confronto seria encerrado após não alcançar um vencedor.

Após sua aposentadoria nos confrontos e desafios, Gracie continuou ensinando e aperfeiçoando as suas técnicas. Até seu falecimento em 1994, no Rio de Janeiro, aos noventa e dois anos.

Legado

O sistema de alavancas desenvolvido pelos Gracie criou o Jiu jitsu brasileiro. Até hoje, é uma das formas mais eficientes de luta de chão. Os seus ensinamentos foram passados através das gerações da sua família, e chegaram a novos alunos que continuam espalhando os ensinamentos através do mundo inteiro.

PUBLICIDADE

Carlos Gracie mudou a história das lutas e do esporte brasileiro. Atualmente, o Jiu jitsu brasileiro é a arte marcial mais praticada no mundo, e uma das principais estratégias no MMA.

PUBLICIDADE
Better Collective