Jaylen Brown, Aaron Donald e Antonio Brown se pronunciam sobre parceria com a Donda Sports, empresa de Kanye West
Posicionamentos dos atletas da NBA e da NFL acontecem diante de polêmicas envolvendo o astro da música
Nesta terça-feira (25), atletas ligados à empresa Donda Sports, criada por Kanye West, fizeram pronunciamentos sobre suas parcerias com a agência. Enquanto Jaylen Brown, do Boston Celtics, e Aaron Donald, do Los Angeles Rams, anunciaram a sua saída da empresa, Antonio Brown, ex-wide receiver da NFL, afirmou que continuará com a Donda Sports.
Os comunicados vêm depois de Kanye West fazer diversos comentários antissemitas nas redes sociais e na mídia nos últimos dias. As falas levaram ao bloqueio de suas contas no Twitter e no Instagram.
Aaron Donald assinou com a empresa em maio deste ano, mas, diante do que foi falado pelo músico, o defensor dos Rams optou por terminar seu contrato.
“Os comentários e atos de ódio e antissemitismo são o oposto de como escolhemos conduzir nossas vidas e criar nossos filhos. Nós os consideramos irresponsáveis e contra tudo o que acreditamos como família. Como membros da sociedade, sentimos uma responsabilidade em mandar uma clara mensagem que palavras de ódio e ações têm consequências”, disseram Donald e sua esposa, Erica.
— AD_99 (@AaronDonald97) October 25, 2022
Jaylen Brown havia dito ao Boston Globe na segunda-feira que permaneceria na Donda Sports apesar de não concordar com as falas de West. Porém, o jogador dos Celtics também optou por terminar seu contrato após “refletir melhor sobre o assunto”.
Após se posicionar contra discursos de ódio em um comunicado, Brown anunciou seu desligamento: “Eu reconheço que existem ocasiões em que minha voz e meu posicionamento não podem coexistir em espaços que não representam minha posição e meus valores. E, por esta razão, estou terminando minha associação com a Donda Sports”.
— Jaylen Brown (@FCHWPO) October 25, 2022
Além de Aaron Donald e Jaylen Brown, outras marcas que tinham parcerias com as empresas de Kanye West anunciaram o fim de seus contratos. Entre elas estão a Adidas, que alegou que sofrerá um prejuízo de 250 milhões de dólares com o fim da parceria, a Creative Artists Agency, a Balenciaga, a Gap e a Foot Locker.
Na contramão deste movimento, Antonio Brown, que já se envolveu em diversas polêmicas dentro e fora de campo, disse que permanecerá como presidente da área de moda esportiva da Donda Sports. No comunicado, Brown diz que considera qualquer forma de discriminação uma injustiça, mas que defende a liberdade de expressão e que são as diferenças de opinião que levam a humanidade em frente.
#DONDA pic.twitter.com/IkvsAlEKWU
— AB (@AB84) October 26, 2022