Fórmula 1: Verstappen explica por que título de 2022 foi melhor que o de 2021
Piloto da Red Bull F1 consagrou-se campeão desta temporada após vencer GP de Suzuka no domingo; leia mais
Max Verstappen acredita que a vitória no Campeonato Mundial de 2022 é melhor do que a primeira vitória na Fórmula 1, no ano passado. O piloto da Red Bull conquistou o segundo campeonato ao vencer o GP do Japão, que durou apenas 28 voltas das 53, após atraso de duas horas devido à forte chuva.
Refletindo sobre as diferenças entre os dois Campeonatos Mundiais de F1, Verstappen pensa que o segundo é aquele em que ele teve um desempenho mais forte. “Acho que o primeiro é sempre o mais emocionante, mas este é definitivamente o melhor, apenas em termos de desempenho”, disse o piloto após a corrida em Suzuka.
Dada a natureza tensa da luta pelo campeonato de 2021, Verstappen admite que as emoções envolvidas naquela temporada nem sempre foram tão agradáveis quanto em 2022. “Há emoções diferentes. No ano passado, o caminho até a última corrida foi provavelmente o pior tipo de sentimento, porque fomos para a última corrida; também porque, na época, não éramos os mais rápidos; então, isso também não ajuda”, explicou o piloto da Red Bull F1.
Verstappen compara os dois títulos de Fórmula 1
Apesar das emoções contrastantes em cada uma de suas temporadas vencedoras de Fórmula 1, Verstappen valoriza a experiência de ambos. “São dois lindos títulos e, afinal, agradáveis de experimentar. Porque é bom também ter sempre a pressão e ter de chegar ao limite em todas as voltas da corrida; contudo, não por muitos anos seguidos. Assim, fiquei muito feliz com o ano que tivemos dessa vez”, finalizou.
Com Charles Leclerc penalizado em cinco segundos por infração na última volta de Suzuka, o monegasco acabou em terceiro lugar; Verstappen conseguiu então a vantagem de pontos que precisava sobre o ferrarista e Sergio Pérez para reivindicar o título de F1 2022.
O domínio de Max Verstappen a caminho do título desta campanha marca um contraste com a batalha do campeonato do ano passado, onde o holandês e Lewis Hamilton se enfrentaram até as controversas voltas finais do GP de Abu Dhabi, que encerrou aquela temporada.