O Grande Prêmio (GP) do Japão é a 18ª prova da temporada 2022 da Fórmula 1 (F1) e está marcado para ocorrer neste fim de semana, entre os 7 e 9 de outubro.
E para aquecer os motores antes da largada, em Suzuka, a principal categoria de automobilismo do mundo elegeu os cinco momentos mais dramáticos na história da corrida. Veja a lista a seguir:
Jacques Villeneuve perde roda e entrega título de Fórmula 1
O então piloto da Williams disputava o título da temporada 1996 com Damon Hill, mas um imprevisto mecânico fez o rival ficar com o título.
Um pneu mal colocado no carro de Jacques Villeneuve saiu do veículo, o que obrigou o piloto a abandonar a prova antes de completar a última volta.
A transmissão, imediatamente, focou no irritado dono da equipe, o já falecido Frank Williams.
Michael Schumacher é tricampeão e vence primeiro título de Fórmula 1 pela Ferrari
Contratado em 2000, o alemão chegou à empresa de Maranello mostrando que poderia fazer história.
Michael Schumacher se tornou tricampeão mundial e venceu o primeiro dos cinco títulos de Fórmula 1 que acumulou pela equipe italiana.
“Você é muito bom Ross (Brawn, engenheiro da Ferrari), você é muito bom! Todos vocês! Eu não posso, YEEEEEEAAAAAHHH! Nós conseguimos!”, exclamou um emocionado Michael Schumacher, via rádio, após completar a última volta.
Piloto perde controle e rival colide em alta velocidade
Na prova da temporada 2001, Jean Alesi e Kimi Raikkonen protagonizaram um acidente impressionante.
O replay mostra que um dos pilotos perdeu o controle do carro e girou no meio da pista.
O tempo de reação, somado à alta velocidade, não foi suficiente para evitar a batida entre veículos. Os competidores se cumprimentaram após a colisão.
Carro vira de cabeça pra baixo
O piloto Daniil Kyvat assutou o público presente no circuito de Suzuka. Ele protagonizou um acidente no qual um dos carros da Red Bull saiu do solo após bater no muro e virou de cabeça pra baixo no ar.
Raikkonen ultrapassa Alonso na última volta e ganha prova
Em 2005, o finlandês deixou o rival espanhol pra trás após protagonizar uma ultrapassagem na reta do circuito de Suzuka.
Após a ultrapassagem, a transmissão da Fórmula 1 focou numa eufórica equipe de engenharia da McLaren. Raikkonen abriu distância e voou baixo rumo à vitória.
There's a lot to look forward to as we turn our attention to Suzuka! 👀#JapaneseGP #F1https://t.co/XyLxWprsKZ
— Formula 1 (@F1) October 5, 2022