PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Automobilismo Fórmula 1: entenda o que é o dispositivo halo

Fórmula 1: entenda o que é o dispositivo halo

Tecnologia já salvou Lewis Hamilton, confira mais detalhes

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

O halo é uma tecnologia localizada como parte da proteção dos pilotos no cockpit. Esta proteção já foi a salvação de diversos pilotos, e evitou acidente gravíssimos de acontecerem tanto na Fórmula 2 e na Fórmula 1.

O que é o Halo da Fórmula 1?

Na Fórmula 1 desde 2018, o halo é uma proteção feita de titânio que se localiza no cockpit dos pilotos. Este tipo de suporte é capaz de evitar pancadas na cabeça, além de reduzir os impactos causados por um capotamento como já aconteceu no caso de Zhou Guanyu da Alfa Romeu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo os fabricantes, um halo é capaz de suportar uma pressão de aproximadamente 12 toneladas. O motivo para a invenção deste tipo de dispositivo foi após o acidente fatal de Jules Bianchi em 2014. Posteriormente, a FIA implantou o dispositivo como parte fundamental para o cuidado da vida dos pilotos, evitando lesões graves e até possíveis novas mortes.

Em agosto de 2021, os desenvolvedores do halo anunciaram reforços no halo de 2022, conforme estabelecido no novo regulamento da Fórmula 1. Embora tenha sido controverso quando anunciado, com o passar dos anos o dispositivo foi aceito pela sua eficiência.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Momentos que o halo foi indispensável

Além do incidente de Zhou Guanyu, da Alfa Romeo. O halo foi indispensável em uma batida envolvendo Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP da Itália em 2021. O pneu do carro do piloto da Red Bull quase acertou a cabeça do inglês e sem o halo poderia ter sido um grave acidente.

Lewis Hamilton em entrevista soube bem o que a proteção fez por ele: “honestamente me sinto abençoado hoje. Graças a Deus pelo Halo, pois, no fim das contas, salvou meu pescoço. Acho que nunca fui atingido na cabela por um carro antes, o que me deixou um pouco assustado, porque não sei se viram nas imagens, mas minha cabeça foi muito para a frente. E eu estou no automobilismo há muito tempo, então muito grato por ainda estar aqui”.

Better Collective