Flamengo: quantos títulos Dorival Júnior já conquistou como treinador?
Dorival Júnior comandou o Flamengo em 2013 e 2018. Na última passagem, conduziu o clube ao vice-campeonato do Brasileirão
Dorival Júnior comandou o Flamengo em 2013 e 2018. Na última passagem, conduziu o clube ao vice-campeonato do Brasileirão
Dorival Júnior é apontado como um dos melhores técnicos da atualidade. Com o Flamengo, pode escrever mais um capítulo da sua trajetória vitoriosa no futebol. Já são quase 19 anos de carreira como treinador trabalhando apenas no futebol brasileiro.
Ao longo da carreira, Dorival Júnior comandou clubes como Athletico Paranaense, Atlético-MG, Cruzeiro, Internacional, Santos e Vasco. E, agora, está na sua terceira passagem como técnico do Flamengo.
O treinador tem uma coleção de taças conquistadas, mas nunca escondeu de ninguém seu desejo de ser campeão pelo Flamengo. Dorival Júnior tem, nesse momento, a oportunidade de faturar duas competições: a Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil.
“O mais importante é estar em duas finais, fato que poucos acreditariam na primeira semana de junho. Fico feliz em estar vivendo um momento como esse com o Flamengo, não imaginava que fosse acontecer esse ano. Fiquei muito tempo parado por necessidade e é uma satisfação ver o que estou vendo nessa equipe”, disse em recente entrevista coletiva.
Mas quantos títulos Dorival Júnior já conquistou como treinador?
Dorival Júnior iniciou a carreira de treinador na Ferroviária-SP, seu clube do coração, em 2002. Somando competições internacionais, nacionais e estaduais, totaliza dez conquistas por sete clubes diferentes: Figueirense, Sport, Coritiba, Vasco, Santos, Internacional e Athletico.
Aos 60 anos, Dorival Júnior busca agora seu segundo título da Copa do Brasil. O primeiro foi conquistado em 2010, quando comandou o Santos que tinha os astros Paulo Henrique Ganso, Robinho e Neymar.
Divisão dos títulos
Internacionais: 1 (uma Recopa Sul-Americana)
Nacionais: 2 (uma Copa do Brasil e uma Série B do Campeonato Brasileiro)
Estaduais: 7 (dois Paulistas, dois Paranaenses, um Catarinense, um Pernambucano e um Gaúcho)
Depois disso, o treinador não venceu o Campeonato Brasileiro e nem a Copa do Brasil. Porém, colocou no currículo sua primeira conquista internacional: a Recopa Sul-Americana de 2021, quando ficou à frente do Internacional.
Posteriormente, o treinador rubro-negro “comeu o pão que o diabo amassou” fazendo trabalhos inconsistentes no Flamengo (2013), Vasco (2013), Palmeiras (2014), São Paulo (2017) e Ceará (2022).
Os títulos de Dorival Júnior
2004 – Figueirense: Campeonato Catarinense
2006 – Sport Recife: Campeonato Pernambucano
2008 – Coritiba: Campeonato Paranaense
2009 – Vasco: Série B do Campeonato Brasileiro
2010 – Santos: Campeonato Paulista
2010 – Santos: Copa do Brasil
2011 – Internacional: Recopa Sul-Americana
2012 – Internacional: Campeonato Gaúcho
2016 – Santos: Campeonato Paulista
2020 – Athletico: Campeonato Paranaense