Ex-piloto diz que Verstappen ganharia título na Ferrari F1: “Não comete erros”
Michael Bleekemolen acha que o piloto bicampeão conseguiria liderar a equipe italiana na Fórmula 1; leia mais
O ex-piloto holandês de Fórmula 1 Michael Bleekemolen acha que Verstappen teria vencido o campeonato nesta temporada de qualquer forma – mesmo que pilotasse pela Ferrari. Para Bleekemolen, o compatriota, diferentemente de Charles Leclerc e Carlos Sainz, não comete erros.
“Lembro-me de todas as pessoas dizendo que Verstappen não seria campeão mundial quando tínhamos três corridas na estrada. Você vê que com tantos GPs ainda era possível. Aliás, ele fez isso sem cometer erros. Quase nunca mais o vemos cometer um erro. Portanto, nem quero dizer que ele tinha o carro mais rápido, mas ele tinha um bom carro. Então, acho que, se Max na Ferrari, também ganharia o título de F1”, disse ele ao GP Fans.
Esta temporada, de fato, parece um grande fracasso para a Ferrari, que sem dúvida estaria na disputa por muito mais tempo – não fossem os constantes erros. Embora os problemas de confiabilidade provavelmente teriam acontecido até com Verstappen ao volante do F1-75, Bleekemolen acredita que o piloto “influencia uma equipe”, igual Michael Schumacher influenciou durante a fase dominante na Scuderia.
“Isso é, claro, uma acumulação de fatores; mas Max conduz uma equipe de F1. As pessoas começam a trabalhar bem para ele, as pessoas ficam mais alertas. Com [Michael] Schumacher no passado aconteceu o mesmo”, argumentou ele.
Segundo Bleekemolen, Verstappen consegue algo que nem Leclerc nem Sainz conseguem na Ferrari F1: liderar
Leclerc, por outro lado, não parece capaz de conduzir os italianos, pois o atleta de 24 anos cometeu três grandes erros nesta temporada. O piloto da Ferrari saiu do terceiro lugar em Emilia Romagna, caiu da liderança em Paul Ricard e depois cortou as últimas curvas da corrida em Suzuka.
Assim, Bleekemolen elogia a diferença entre Leclerc e Verstappen no que diz respeito a lidar com pressão. “Leclerc era regularmente incapaz de lidar com ela. Ele também galopou na última volta; não era necessário e não era conveniente. Portanto, é a diferença entre os dois”, finalizou.
Max Verstappen conquistou seu segundo Campeonato Mundial consecutivo de Fórmula 1 no GP do Japão do último fim de semana. Um erro tardio de Leclerc fez o holandês levar o título de 2022.