Dono do Cruzeiro, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno não escondeu sua frustração e teceu críticas aos gramados do Campeonato Mineiro no início de 2022, o que rendeu uma série de comentários sobre o assunto e agora gerou uma atitude da Federação Mineira para a disputa da competição estadual de 2023. A partir da temporada que vem, os gramados terão um padrão de qualidade e passarão por tratamento especial para o ano que vem.
Após as falas de Ronaldo, que começaram em fevereiro, a Federação Mineira começou a pensar em uma atitude para a edição do Campeonato Mineiro 2023 e fechou parceria com uma empresa para estabelecer o padrão nos estádios. Serão feitas vistorias nos gramados das equipes do Campeonato Mineiro a partir desta terça-feira (25). Será inicialmente feito um contato de orientação para os clubes e para as prefeituras, que em sua maioria são responsáveis pelo serviço.
A chegada de Ronaldo ao futebol mineiro levou diversas tomadas de atitude sobre um padrão nos estádios. Na primeira reclamação, em fevereiro, ele disse, antes do Cruzeiro enfrentar a Caldense, que o local tinha um “gramado de jardim”. Ele disse ainda que “não se usa mais aquilo para jogar futebol”. Posteriormente, ele também fez críticas ao estádio do Tombense, em Tombos. A equipe, inclusive, que está na Série B, sequer utilizou o local na competição nacional e atuou em Muriaé.
Times do Campeonato Mineiro em 2023
A edição de 2023 do Campenato Mineiro está definida e terá, como principal atração, o uso do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos do torneio. No ano que vem, a competição mudará de formato e terá, na fase inicial, três grupos de quatro equipes. Se classificam os líderes dos grupos e o melhor segundo colocado geral.
No grupo A estão Atlético-MG, Athletic Club, Villa Nova e Pouso Alegre. No grupo B estão América-MG, Caldense, Patrocinense, Democrata de Sete Lagoas. No grupo C estão Cruzeiro, Democrava de Governador Valadares, Tombense e Ipatinga.