O ex-goleiro polonês Jerzy Dudek, que passou por clubes como Liverpool e Real Madrid, lançou sua autobiografia e falou sobre nomes conhecidos do futebol mundial. O ex-jogador, hoje com 49 anos, lembrou sua relação com Cristiano Ronaldo no clube merengue e não escondeu críticas a fazer sobre o comportamento do português.
Segundo Dudek, em trecho publicado pelo jornal O Globo, Cristiano Ronaldo é um jogador individualista e egocêntrico, o que refletia também em suas atitudes dentro e fora do gramado.
“(Cristiano) Ronaldo é um egocêntrico e com uma vontade enorme de ganhar, o que muitas vezes não é bem visto do lado de fora”, disse o ex-arqueiro Dudek, que seguiu. “Acho que preferia perder 1 a 0 do que ganhar de 5 a 0 sem marcar.”
O jogador chegou ao Real Madrid em 2007, dois aos antes de Cristiano Ronaldo. Os dois estiveram juntos no elenco de 2009 a 2011, quando Ronaldo já era a estrela do time e ele era o reserva do ídolo Iker Casillas.
Críticas a Messi e Guardiola
Mas Dudek não ficou nas críticas apenas a Cristiano Ronaldo. Ele também revelou problemas sobre Lionel Messi e Pep Guardiola. Segundo ele, o argentino dizia coisas “grosseiras” aos adversários.
“Messi era um provocador, tal como o treinador dele, o Pep Guardiola. Eles estavam sempre dispostos a te incomodar e conseguiam fazer isso de um jeito perfeito”, disse o polonês em seu livro.
“Ouvi Messi dizer coisas tão grosseiras ao Pepe e ao Sergio Ramos que é difícil acreditar que aquilo possa ter saído da boca de uma pessoa que parece tão tranquila e simpática.”
Dudek defendeu, além de Liverpool e Real Madrid, outros clubes como o Concordia e o Tychy, da Polônia, onde ficou entre 1991 a 1996, e o Feyenoord, da Holanda, clube que defendeu entre 1996 a 2001.