Criador da Bola de Ouro elege quatro brasileiros que mereciam ter ganhado o prêmio
Regra da premiação impediu que craques brasileiros conquistassem o troféu no passado
Em entrevista ao UOL, Pascal Ferré, diretor da France Football, falou sobre a Bola de Ouro. Mesmo com o prêmio sendo concedido até 1956, o troféu de melhor jogador de mundo só passou a incluir jogadores fora da Europa apenas em 1995. Sendo assim, craques que atuavam no futebol sul-americano, por muito tempo, foram ignorados na famosa disputa.
Neste cenário, o organizador da Bola de Ouro apontou quais brasileiros deveriam ter vencido a premiação no passado. Dessa forma, quatro ídolos do futebol nacional foram mencionados: Pelé, Zico, Garrincha e Sócrates. Além disso, Ronaldo foi lembrado, tendo em vista que o Fenômeno foi prejudicado por lesões em sua carreira.
“É muito estranho um brasileiro não ganhar desde o Kaká (em 2007). Acredito que as lesões de Ronaldo o impediram de ganhar mais Bolas de Ouro. E também há todos aqueles que deveriam ter vencido antes. Pelé, claro, mas também Garrincha, Sócrates ou Zico deveriam ter ganhado alguma Bola de Ouro. Só que até 1995, apenas jogadores europeus eram elegíveis.”, afirmou Ferré .
Ronaldo, le fils de Pelé https://t.co/ip7Jq64yRz pic.twitter.com/3f2E59WZHC
— Ballon d'Or #ballondor (@francefootball) September 22, 2016
No caso de Pelé, o eterno camisa 10 da seleção brasileira foi premiado após o final da sua carreira. Em 2016, uma lista retroativa de vencedores foi publicada pela France Football, algo que rendeu os seguintes títulos para o Rei do Futebol: 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970.
Na atual edição, Vinicius Júnior concorre ao posto de melhor jogador do mundo. Diante disso, o criador da Bola de Ouro acredita que o brasileiro, ao lado de Mbappé e Haaland, podem dominar a premiação após a hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo.
“Vinicius Júnior também está chegando. Ele tem o talento e aquele lado do espetáculo que o aproxima da Bola de Ouro. Tenho certeza que ele faz parte de uma nova geração, com Mbappé e Haaland, que vai disputar a Bola de Ouro nos próximos anos“, analisou.