Corinthians hoje: Vítor Pereira pode se tornar o 1º técnico estrangeiro a ganhar um título pelo Timão
Caso garanta o título da Copa do Brasil, VP marcará seu nome na história do clube
Nesta quarta-feira (19), o Corinthians encara o Flamengo no Maracanã, decidindo o título da Copa do Brasil. E Vítor Pereira pode alcançar um feito histórico em menos de um ano de clube. Ele pode ser o primeiro treinador de fora do Brasil a vencer um título pelo Timão.
Ao longo da sua história, o clube teve nove treinadores de outros países, mas nenhum deles conseguiu ser campeão no Parque São Jorge. O que esteve mais perto disso foi Passarela, que comandou a equipe em 15 partidas em 2005, ano em que a equipe foi campeã brasileira. Já Dario Pereyra esteve no comando técnico em 2001 em seis partidas, ano que o Timão venceu o estadual.
Com o empate em 0 x 0 no jogo de ida, uma nova igualdade leva a decisão para as penalidades. Já uma vitória por qualquer placar garante o tetracampeonato do Corinthians.
Estrangeiros na história do Timão
Considerando apenas a era profissional do clube (1933 até os dias atuais), temos a lista de seguintes treinadores que passarão pelo comando técnico do Corinthians:
- Pedro Mazzulo e Dario Pereyra (Uruguai)
- Joseph Tiger, Jim Lopez, Filpo Nuñez, Armando Renganeschi e Daniel Passarela (Argentina);
- Joreca (Portugal)
- Fleitas Solich (Paraguai)
Vítor Pereira é o 10 da história e o segundo português que treina o Timão. E hoje ele ampliar sua coleção de conquistas, além de ser o primeiro estrangeiro a levantar um caneco pelo clube.
Já na era amadora (1910 até 1932/33), o clube alvinegro teve Casemiro González (Espanha), Antônio Pereira (Portugal) e Virgílio Montarini (Itália) e todos garantiram títulos.
O espanhol levantou a taça do Paulista de 1914 e de 1916, enquanto o italiano venceu as “Taças Cittá de Firenze, Ao Empório Toscano, Sudan Ovais e Professor Caputto”, a Taça Apea 1930 e o Paulista de 1930. Já o português, que foi um dos fundadores do clube, foi técnico ao lado de Neco na conquista do Paulista de 1937.
Vale citar que na época amadora não existia o cargo de técnico. Dessa forma, o capitão do time era quem também dava as orientações técnicas, como foi com Gonzáles e Montarin.
Mais informações do Corinthians
O Timão chegou ao Rio de Janeiro na última terça-feira (18), após o treino aberto para a Fiel abrindo a semana, na segunda-feira (18). Além disso, o elenco alvinegro teve a presença da sua torcida no trajeto até o aeroporto, antes de viajar para a Cidade Maravilhosa.
Vítor Pereira optou por relacionar todo o elenco profissional para a final da Copa do Brasil, inclusive com jogadores sem condição de jogo, casos de Bruno Méndez (que defendeu o Internacional), Paulinho e Xavier (lesionados).
As exceções na lista são jogadores da base que ficaram para disputar a semifinal do Paulistão sub-20 nesta quarta-feira. Dentre os principais podemos citar Léo Maná, Biro e Arthur.
Será uma grande final, com as maiores torcidas do país. Uma festa do futebol brasileiro com nosso pedido de paz nas arquibancadas.#FLAxSCCP#DiaDeCorinthians#Corinthians pic.twitter.com/UJwgsbULjx
— Corinthians (@Corinthians) October 19, 2022