Ao longo dos anos, as edições da Copa do Mundo vão ficando marcadas por uma série de fatores curiosos. Seja por seleções que surpreendem a todos, como a Costa Rica em 2014, por times que decepcionam ou por países inusitados que se conseguiram se classificar, as versões mais modernas do torneio sempre brindam seus espectadores das mais diversas formas.
Apesar de a Copa de 2022 ainda não ter começado, o torneio já conta com algumas surpresas iniciais, como a classificação de Equador, Canadá e País de Gales, que voltaram à competição depois de muitos anos de seca e causando certo espanto em quem não as acompanha no dia a dia.
Gales e o hiato de 64 anos
Com o destaque mundial de Gareth Bale, a seleção de País de Gales passou a atrair mais olhares dos fãs de futebol nos últimos anos e contou com uma geração promissora para voltar a figurar nos torneios internacionais.
Em 2016 os galeses se classificaram para a sua primeira Eurocopa e surpreenderam o mundo ao eliminarem a promissora Bélgica e chegarem à semifinal. Em 2020 o time se classificou para mais uma Euro, mas por ter falhado em carimbar seu passaporte para a Rússia em 2018, as esperanças de que Gales fosse voltar para uma Copa do Mundo depois de 64 anos eram baixas – mas não remotas.
Depois de ficar na segunda colocação do Grupo E das eliminatórias, com apenas um ponto de vantagem sobre a República Tcheca, a seleção dos dragões vermelhos precisou passar pela dura repescagem europeia para se classificar para a sua segunda Copa do Mundo, deixando Áustria e Ucrânia pelo caminho.
Oh, Canada
Quem pensa no Canadá, dificilmente irá associar o país norte-americano a futebol. Tendo participado apenas uma vez de uma copa do mundo (em 1986, quando foi eliminado com três derrotas) e com somente três títulos da Copa Ouro da Concacaf em seu currículo, a classificação canadense para o mundial do Catar era tida como improvável.
Tendo o habilidoso lateral do Bayern Alphonso Davies como seu destaque, os canadenses surpreenderam e não só se classificaram como o fizeram com maestria, ficando na primeira colocação das eliminatórias da Concacaf, com 28 pontos e deixando times de certa tradição no torneio como México e EUA para trás.
Quatro vezes Equador
É bem verdade que a seleção do Equador eventualmente tem conseguido se classificar para as copas de 2002 para cá. De cinco eliminatórias, o time se classificou em três, mas diante da sua péssima campanha na última Copa América – quando foi eliminado sem nenhuma vitória – e por disputar uma vaga com times de certa tradição como Chile, Uruguai e Colômbia, a sua ida ao Catar não era tida como certa.
No entanto, a seleção equatoriana surpreendeu e terminou a sua campanha das eliminatórias na quarta colocação, mandando o Peru para a repescagem e eliminando a Colômbia. A questão que fica no ar é – será que Equador surpreende e chega às oitavas como em 2006 ou será eliminado logo na primeira fase como foi em 2002 e 2014?
Os grupos:
Das seleções tidas como inusitadas, quem, em tese, terá a vida mais tranquila será País de Gales, que caiu no grupo B com Ingalterra, Estados Unidos e Irã. O Equador caiu no grupo A e fará a partida de abertura da Copa contra o Catar. Holanda e Senegal serão seus outros oponentes. Por fim, o Canadá também terá que provar seu valor, pois está no grupo F com Bélgica, Croácia e Marrocos.
A Copa começa no dia 20/11, com Catar e Equador fazendo a partida de abertura às 13h (horário de Brasília) no estádio Al Bayt.