Como estão os jogadores do Corinthians emprestados ao Zenit?
Ivan Quaresma e Gustavo Mantuan tem contrato com o clube russo até junho de 2023. Jogadores ainda não se firmaram no Zenit
O Corinthians tem 25 jogadores emprestados para clubes do Brasil e do exterior. Os principais nomes estão atuando no futebol europeu, caso de Ivan Quaresma e Gustavo Mantuan que foram cedidos ao Zenit onde teriam a chance de ganhar minutos em campo.
O Zenit levou o goleiro e o meia-atacante como parte do pagamento que envolveu a vinda de Yuri Alberto para o Parque São Jorge. O camisa 9 chegou com status de principal contratação alvinegra nesta temporada.
Ivan Quaresma e Gustavo Mantuan estão em baixa na Rússia. A dupla foi pouco utilizada pelo técnico Sergei Semak. O russo Mikhail Kerzhakov é o dono da meta, enquanto o brasileiro Claudinho é o maior astro do time na atualidade.
A temporada de Gustavo Mantuan
Jogos: 9
Titular: 4
Reserva: 5
Gols: 2
Assistências: 0
Minutos em campo: 309
Gustavo Mantuan recebeu mais oportunidades do que o compatriota contratado com a anuência do treinador. Dono da camisa 31, ele disputou nove partidas e assinalou dois gols nesta temporada.
Considerado o 12º jogador do time, Gustavo Mantuan tem sido utilizado com frequência pelo treinador. Desde sua estreia, o jogador caiu nas graças dos russos e trabalha para ficar em definitivo no Leste Europeu.
“Um dos meus objetivos quando vim ao Zenit é o de ficar muitos anos aqui. É algo que agora quero muito, pois foi um clube no qual já fui muito bem acolhido e apesar do pouco tempo, posso dizer que já me sinto em casa aqui”, revelou Mantuan ao site “Yahoo Esportes”.
A temporada de Ivan
Jogos: 3
Titular: 3
Reserva 3:
Gols sofridos: 5
Minutos em campo: 270
Sob o comando de Sergei Semak, Ivan Quaresma ainda não atuou na competição. Por outro lado, vem ganhando rodagem na Taça da Rússia. O camisa 1 foi titular em três jogos, sofreu cinco gols e totalizou 270 minutos em campo.
Pelo regulamento na Rússia, oito jogadores de outras nacionalidades podem estar em campo simultaneamente. Na Liga, por exemplo, o Zenit costuma relacionar oito jogadores estrangeiros. Dessa forma, o arqueiro vem ganhando oportunidades na copa local.
“Os goleiros aqui, tanto o Misha (Kerzhavoz) e o Danya (Odoyevsky) são bons goleiros e a concorrência é boa. Mas desejo ter mais oportunidades para mostrar ao Zenit que vale a pena ficar comigo em definitivo”, disse Ivan ao site “Yahoo Esportes”.
Estrangeiros do Zenit
Ivan Quaresma, goleiro, brasileiro
Dejan Lovren, zagueiro, croata
Rodrigão, zagueiro, brasileiro
Douglas Santos, lateral-esquerdo, brasileiro
Wilmar Barrios, volante, colombiano
Wendel, volante, brasileiro
Gustavo Mantuan, meia-atacante, brasileiro
Malcom, atacante, brasileiro
Mateo Cassierra, atacante, colombiano
Claudinho, atacante, brasileiro
O vínculo de Ivan Quaresma e Gustavo Mantuan com o clube russo é válido até junho de 2023. Caso o Zenit não exerça o direito de compra dos direitos econômicos, os atletas retornarão para o Corinthians, que o cedeu por empréstimo na operação envolvendo Yuri Alberto.
Para ficar com Ivan Quaresma, o Zenit terá de desembolsar 4 milhões de euros (R$ 20,6 milhões, pela cotação atual). E para adquirir Gustavo Mantuan em definitivo os russos terão de empenhar 10 milhões de euros (R$ 51,6 milhões).