Home Futebol Não é só Barcelona! Times da Espanha mandam mal na Champions League

Não é só Barcelona! Times da Espanha mandam mal na Champions League

Nunca somente um time da Espanha havia conseguido passar da fase de grupos na Liga dos Campeões, situação é preocupante

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

A Champions League dessa temporada possui um dado curioso, será a primeira vez que somente um time espanhol passará da fase grupos da competição. Nessa semana, foram confirmadas as eliminações de Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla, com uma rodada de antecedência.

PUBLICIDADE

O único sobrevivente na Champions League é justamente o atual campeão Real Madrid. O clube perdeu nessa rodada para o RB Leipzig, porém, já estava classificado para as oitavas de final e tentará defender o seu título.

Essa é uma marca que não costuma acontecer na Champions League. Com exceção de 2011/12 e 2004/05, quando somente dois times espanhóis passaram de fase, é comum que três ou quatro permaneçam vivos até as oitavas de final.

PUBLICIDADE

Essa questão aparece justamente depois de uma janela de transferências onde a LaLiga perdeu muitas estrelas para a Premier League inglesa, mostrando um certo desequilíbrio financeiro. O último caso foi justamente nessa semana, quando o Aston Villa, que briga para não cair na Inglaterra, teve condições de contratar Unai Emery, do Villarreal, um dos maiores times da Espanha.

Barcelona e Atlético de Madrid perderam poder na Champions League

Apesar das contratações que fez, o Barcelona continua tendo que resolver problemas financeiros para se manter funcionando. A solução passa por uma redução na folha salarial que irá resultar na amenização da dívida nas próximas temporadas.

Outro que está com problemas do tipo é o Atlético de Madrid, que também caiu na Champions League. O clube sofreu para contratar o atacante Griezmann e a queda na competição europeia significa perdas grandes na arrecadação com premiações e bilheteria.

O momento vivido pelos times espanhóis, em especial o Barcelona e o Atlético de Madrid, é o inverso do que está acontecendo em Portugal e na Itália, por exemplo. Ambos terão de dois a três times nas oitavas de final da Champions League, mesmo com menor capacidade financeira.

PUBLICIDADE
Better Collective