Casagrande detona revista por colocar Pelé como quarto melhor da história: “É tão difícil aceitar?”
Casagrande destacou que é impossível fazer comprações entre jogadores do passado e do presente por causa das condições de cada época
A revista “FourFourTwo” elegeu Lionel Messi como maior jogador da história do futebol. A publicação, entretanto, causou grande repercussão – e revolta – ao colocar Pelé na quarta colocação da lista.
O comentarista Walter Casagrande criticou a publicação da revista inglesa. Em sua coluna no UOL Esporte, o ídolo do Corinthians questionou a dificuldade de se aceitar que jamais haverá um nome como Pelé.
“Essas coisas me incomodam muito porque toda hora aparece alguém, fora ou dentro do Brasil, para fazer comparações com o Rei. É tão difícil aceitar que nunca mais haverá um jogador como Pelé?”, indagou Casagrande, destacando ainda que é impossível fazer comparações com craques da atualidade.
“É claro que as comparações são impossíveis, mas imaginem o que o Pelé poderia fazer nas condições de hoje se ele fez tudo o que fez sem tecnologia nenhuma? Sem fisiologistas, máquinas de academia e tudo que os jogadores têm hoje para melhorar o desempenho? É ridículo, portanto, que em qualquer ranking o Pelé não seja o primeiro, e muito menos ser o quarto”, acrescentou.
Por fim, Casagrande afirmou que será necessário um esforço maior para tirar o título de ‘Rei’ de Pelé. “Vão precisar de mais esforço para tentar tirar a coroa e o trono do Rei, porque ele é o único jogador tricampeão do mundo disputando quatro Copas. Foi o único que parou uma guerra. É, até hoje, conhecido no mundo todo. Tem tanta coisa para as pessoas pensarem para melhorar o futebol em vez de ficar tentando diminuir o Pelé…”
Confira os 10 melhores da história segundo a FourFourTwo:
1º – Lionel Messi (Argentina)
2º – Diego Maradona (Argentina)
3º – Cristiano Ronaldo (Portugal)
4º – Pelé (Brasil)
5º – Zinedine Zidane (França)
6º – Johan Cruyff (Holanda)
7º – George Best (Irlanda do Norte)
8º – Franz Beckenbauer (Alemanha)
9º – Ferenc Puskás (Hungria)
10º – Ronaldo (Brasil)
Os brasileiros da lista:
Dos 100 nomes listados pela revista “FourFourTwo”, 17 deles são de jogadores brasileiros. Entre eles, aparecem Zico, maior ídolo da história do Flamengo, na 14ª colocação. O ‘Galinho de Quintino’ é seguido por ninguém menos de Garrincha, ex-parceiro de Pelé na seleção. Romário, campeão do mundo na Copa de 1994, está na 18ª posição do ranking. Nomes do passado, como Carlos Alberto Torres (25º), Sócrates (29º), e Nilton Santos (50º) também foram lembrados.
As principais curiosidades, entretanto, envolvem dois nomes da atualidade. A primeira é que Daniel Alves, ídolo do Barcelona e atualmente no Pumas-MEX, aparece na 73ª colocação. Jogador com mais títulos da história do futebol até o momento, o lateral supera nomes como Cafu, Roberto Carlos e Djalma Santos.
Por fim, a outra grande curiosidade da lista é a ausência de Neymar. Camisa 10 do PSG e da seleção brasileira, o jogador que protagonizou a transferência mais cara da história do futebol foi ‘ignorado’ pela publicação.
Melhores brasileiros da história, segundo a @FourFourTwo:
1. Pelé
2. Ronaldo
3. Zico
4. Garrincha
5. Romário
6. C. A. Torres
7. R10
8. Sócrates
9. Didi
10. Rivellino
11. Nilton Santos
12. Jairzinho
13. Dani Alves
14. Cafu
15. R. Carlos
16. Djalma Santos
17. Kaká📸 Jorge Bispo pic.twitter.com/VmcmZZwzDJ
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) October 10, 2022