Nesta terça-feira (25), o Borussia Dortmund receberá o Manchester City nos gramados do lendário Signal Iduna Park. A partida é válida pela quinta rodada da UEFA Champions League e pode valer a definição do Grupo G da competição. Com o City já classificado, uma vitória do Dortmund os garante nas oitavas e sela as vagas do grupo, deixando Sevilla e Copenhagen disputando a vaga na Liga Europa.
Histórico e forma recente
Na partida anterior, o Dortmund vencia até os 80 minutos de jogo, mas não aguentou a pressão e levou a virada com gols de John Stones e Erling Haaland. Este será o sexto embate entre os dois times na Champions – e até o momento o City lidera as estatísticas com três vitórias. O Borussia venceu uma partida e a outra terminou empatada.
A forma recente dos dois times é bem parecida. As últimas cinco partidas do Manchester City foram um empate, uma derrota (contra o Liverpool) e três vitórias, sendo a última o 3-1 contra o Brighton com dois gols de Haaland. Já o Borussia penou, mas parece ter recuperado o seu futebol. O time alemão vem de dois empates (Bayern e Sevilla), uma derrota (Union Berlin) e duas vitórias, sendo que a mais recente foi uma sonora goleada por 5 a 0 contra o Stuttgart com show de Jude Bellingham.
Sobre o Borussia Dortmund
Ainda marcado por lesões, o Dortmund não deve contar com Marco Reus na partida. Schlotterbeck, Hummels e Guerreiro são pesadas dúvidas e sua utilização só deve ser definida no último momento. A partida também marcará o reencontro de Erling Haaland com sua antiga casa e o goleiro Gregor Kobel já sabe que a parada será dura: “O Erling é um bom rapaz e um jogador fora de série. Foi muito difícil quando ele se despediu de nós. Ele é brutalmente rápido, mas amanhã precisamos pará-lo. Mesmo nos treinos já era um desafio“.
O técnico Edin Terzic também deu a sua impressão sobre o confronto. Em coletiva de imprensa, ele relembrou a partida anterior e pediu que seu time mantenha a intensidade até o final: “Temos que melhorar o que fizemos na última partida e desta vez aguentar até o último minuto. O City jogará bem, da mesma forma como eles fazem contra qualquer time do mundo“.
Sobre o Manchester City
Ao contrário do Borussia, o City contará com seus principais jogadores para o duelo. Com exceção de Sergio Gómez (suspenso), Kyle Walker e Kalvin Phillips, todos os jogadores do elenco estarão disponíveis para Pep Guardiola – inclusive o nome do momento – Erling Haaland. Na coletiva que antecedeu a partida, o norueguês recebeu elogios do treinador espanhol: “Ele é muito esperto e uma parte disso se dá devido à sua ética de trabalho. Ele é um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair. Ele cuida de seu corpo perfeitamente e é muito educado no que diz respeito ao seu estilo de vida como profissional.”.
Esta será a segunda vez que Guardiola visitará o Westfalenstadion como treinador do Manchester City. O Borussia Dortmund é o sexto clube que mais venceu o técnico espanhol (quatro vitórias em 14 jogos) e ele reconheceu que enfrentará um oponente difícil: “Eles são sempre um oponente complicado. Em jogos importantes, eles dão o seu melhor. Não será fácil amanhã, nós temos muito respeito por eles. Nós sabemos que temos que dar tudo o que podemos para vencer, não há dúvidas em relação a isso”.
Prováveis escalações
Borussia Dortmund: Kobel; Süle, Hummels, Schlotterbeck, Guerreiro; Emre Can, Bellingham; Brandt, Reus, Reyna; Moukoko
Fora: Salih Özcan (suspenso), Bynoe-Gittens, Meunier
Dúvidas: Malen, Reus, Schlotterbeck, Hummels, Guerreiro
Manchester City: Ederson; Stones, Akanji, Aké, João Cancelo; De Bruyne, Rodri, Gündoğan; Foden, Haaland, Grealish
Fora: Sergio Gómez (suspenso), Walker, Phillips
Dúvidas: none
A partida terá início às 16h, com a transmissão começando às 15:45 (horário de Brasília). O jogo passará com exclusividade na HBO Max.