Paloma Canosa (@palomacanosa, no Instagram) é produtora da RedeTV e possui experiência em várias outras emissoras, como Globo e Band. Ela esteve presente pela emissora durante a última Brasil Game Show, a maior feira anual de games de toda a América Latina.
Assim, a assessora cedeu uma entrevista exclusiva para a equipe do Torcedores.com e Op.ninja durante o evento, que você pode conferir abaixo:
Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Paloma, conta para a gente mais sobre a sua carreira de produção e como você a construiu e também como tem sido essa experiência na RedeTV especificamente?
Paloma: Olha, quando eu comecei a trabalhar, onde passei por um estágio e fui contratada, eu estava na Band, mas não na produção. Eu estava estagiando no jornal do Bandsports, onde eu trabalhava esportes tradicionais, ali comecei na parte de edição de texto depois que eu deixei de ser estagiária. Quando eu saí da Band e consegui fazer vários trabalhos na Globo eu aprendi a fazer produção.
Eu também trabalhei com a produção do Fantástico, que é diferente, porque assim, quando você trabalha na produção de um jornal, é tudo muito imediato, você produz para o dia seguinte, você não tem muito tempo porque precisa fazer a matéria virar. Quando você produz para um programa como o Fantástico, que é uma vez por semana, você tem mais tempo de construir, de ver como vai fazer e ver outras possibilidades para deixar aquela matéria maior, mais robusta. Você consegue fazer o mesmo assunto que você faria para o jornal, mas com mais conteúdo, porque você tem mais tempo. Jornalismo é imediatista e é normal, é da função.
Eu também trabalhei na produção do Mais Você, onde você também tem mais tempo, mas não tanto tempo quanto o Fantástico, porque também é um programa diário e normalmente você não produz para o dia seguinte. Você também tem mais um tempinho ali para dar uma “chaleirada” na matéria.
Eu também trabalhei com produção nos desfiles de Carnaval, que eu amo fazer, porque eu amo Carnaval, é a época mais feliz do ano. No Carnaval eu aprendi muito, porque eu comecei fazendo a produção do book que a gente produz. É um livro para cada escola de samba, onde a gente conta o que vai acontecer em cada desfile, para que os apresentadores, repórteres e comentaristas tenham um estudo antes do desfile e não fiquem muito rendidos.
Então, a gente precisa saber tudo o que vai acontecer na avenida, se a gente não souber, a gente pode perder. E aí, se é uma surpresa, a gente precisa saber e não para divulgar, mas para que a gente passe na hora que está no ar. […]
Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Qual o programa que você está produzindo atualmente? E só para a galera entender, quais são exatamente as funções de um produtor?
Paloma: Então, atualmente, com a vinda da pandemia, a única coisa que realmente não parou foi o esporte eletrônico. E foi aí que comecei a trabalhar com esporte eletrônico e acabei aprendendo muito sobre também. E no começo desse ano veio essa oportunidade de vir para a RedeTV, que fez uma parceria super bacana com Garena para passar LBFF e a ideia era também termos um programa voltado para o que acontecia na rodada de segunda-feira da LBFF.
Do meio do ano para cá a gente resolveu aumentar e transformar esse programa. Então, a gente transformou ele em um programa de entrevista, onde trazemos um convidado voltado para esse mundo gamer e geek e faz uma super entrevista com ele. A gente sempre trás algum jogo da infância do convidado ou alguma coisa que ele ainda goste de jogar.
Então, assim, o trabalho de produção a gente começa rezando e termina rezando.
Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Muito bom! Muita coisa tem que dar certo, né?
Paloma: Muita coisa tem que dar certo e tudo pode dar errado no último minuto. Você tem que, no nosso caso, arranjar um convidado, alguém legal, alguém bacana. Tem que conseguir trazer ele para o programa e no dia da gravação, são milhares de coisas que precisam ser feitas, porque a gente tem que receber o convidado, acompanhar ele, colocar no camarim, maquiagem, explicar para ele qual que é a ideia do programa, deixar o estúdio todo preparado.
Enfim, quando começa a gravação, a gente tem que estar lá o tempo inteiro para qualquer necessidade de última hora.
Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Além do próprio convidado que também você não conhece e as vezes também pode ter problemas com ele, né?
Paloma: Exatamente! Porque às vezes a gente também cria uma expectativa e pode dar super certo, como também pode dar super errado, porque às vezes a conversa pode não render por algum motivo qualquer e o programa tem uma hora de duração.
Eu posso dizer que a gente está dando muita sorte. A gente está indo muito bem com os convidados, porque temos umas ideias malucas e eles estão topando, não sei o que acontece com as pessoas que elas topam as nossas ideias malucas. […]
Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Agora, você falou que tem sido uma experiência bacana de trabalhar com esporte eletrônico, então já é o seu tipo de produção preferido? Fala a real!
Paloma: Eu vou dizer que ele está entre os preferidos, mas ainda é trabalhar com esporte, os esportes tradicionais. Talvez porque eu cresci vendo futebol, o brasileiro cresce vendo futebol. Eu aprendi a gostar de futebol com o Telê Santana. Então assim, eu nem torço para o mesmo time que os meus pais.
Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Já deu para ver que você é são-paulina.
Paloma: Exatamente são-paulina, sofrendo desde 2013 […] a gente sempre acredita, vai em algum aumento (voltar a ser campeão), tem que voltar porque não é possível. Eu até costumo falar quando me perguntam onde moro que é do lado de casa, porque eu moro do lado do Morumbi, eu vou a pé.
Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Paloma, me conta uma coisa, antes de entrar nesse nesse mercado você já conhecia alguma coisa? Games é algo que você já gostava ou não?
Paloma: Olha, agora eu vou entregar a minha idade. Na época do Atari, eu tive um e amava jogar. Depois do Atari eu fui direto para o Nintendo, mas uma coisa que eu percebi é que eu gostava de jogar quando tinha alguém para jogar comigo. Eu nunca gostei muito de jogar sozinha, então assim, como eu sou filha única, eu quase não jogava, só quando tinha algum amigo meu ou meus primos iam na minha casa. Aí, se deixasse, eu passava o dia inteiro jogando.
Depois do Nintendo eu parei porque os videogames foram ficando mais caros, então fui perdendo interesse e não quis mais ter. Eu voltei a ter contato com esse mundo eletrônico trabalhando.
E já aprendi um monte de coisa […] eu tenho um afilhado que ainda joga e quando eu sento pra jogar com ele, você imagina, o Atari tinha um botão, agora tem cinquenta mil botões no controle, e eu apertava todos ao mesmo tempo, ele fica louco comigo. Eu tenho uma inabilidade absurda, não adianta, eu não consigo decorar todos os botões.
Mas assim, trabalhando com isso você aprende a jogabilidade, as regras e acaba se informando sobre cada jogo, até para conseguir desenvolver as pautas. Se você não sabe nada do jogo é muito difícil perguntar algo para o convidado. Então você tem que se informar, estudar e aprender e não necessariamente ser boa no jogo. Fica a dica.
Por fim, confira também nossa entrevista exclusiva com o piloto de Fórmula 2 e streamer Enzo Fittipaldi, filho do lendário ex-piloto Emerson Fittipaldi.
Sobre a BGS
Paloma Canosa foi um dos diversos streamers e influenciadores que estiveram presentes durante a 13ª edição da Brasil Game Show (BGS), em 2022.
Assim, além deles, também estiveram presentes neste ano marcas como: WD Black, W7M Esports, Banco do Brasil, Sony, Intel, Twitch, Hoyoverse, Marvel, Youtube Gaming, TikTok, Monster, AOC, Intel, HyperX, Logitech G, Acer, Pichau Gaming, Evoverse, Lupo, Outback, Vivo, Flexform, Nissin, Rank1, Magalu, Piticas, Redragon, SBT, DXRacer, Warrior, Dell, Team Liquid, Lenovo, AMD, Moto Speed, Saga, OEX, Gamdias, C3Tech, Kingston, Furia, LOUD, Fluxo, Opera GX, Living Phoenix, Fast Shop, entre outros.
A BGS 2022 teve início no dia 6 de outubro (quinta-feira) com seu fim no dia 12 de outubro (quarta-feira).
Em suma, a Brasil Game Show (BGS) é uma feira anual de videogames realizada em São Paulo e organizada pelo empresário Marcelo Tavares.
A BGS é considerada o maior evento de games do Brasil, chamando assim a atenção de toda a indústria do país e recebendo grandes nomes e empresas de diversos países.
Dessa forma, a feira de games ocorre no espaço da Expo Center Norte, em São Paulo.
Além de ser referência em seu país, esta também é a maior conferência do gênero em toda a América Latina.