Durante o último dia 10 de outubro, segunda-feira de Brasil Game Show, a apresentadora e comentarista de games e eSports Maah Lopez (@maahglopezz no Instagram) foi uma dos influencers e figuras públicas presentes para a feira no stand da Lenovo.
Ela cedeu uma entrevista exclusiva pra lá de especial para a nossa equipe dos portais Op.Ninja e Torcedores.com, que você pode conferir abaixo:
Davi França (Op.Ninja): Maah, como que você chegou até aqui e de onde você veio? Me conta um pouquinho mais da sua história.
Maah Lopez: Bom, muito prazer a todos que estão nos acompanhando nesse momento, eu sou a Maah Lopez, tenho 26 aninhos, comecei minha trajetória nos esportes eletrônicos como streamer em 2019, uma trajetória que parece curta porque a gente teve uma pandemia ali que parou tudo por dois aninhos algumas coisas, mas eu tive a oportunidade de, através das streams, ampliar um pouco mais aquilo que eu fazia, então isso me deu uma certa visibilidade.
Eu fui chamada pelo Alok pra fazer alguns campeonatos dele como comentarista, né? Na época eu fazia Free Fire, então acabou que isso me deu um um certo destaque e fui parar na LBFF como comentarista oficial do campeonato e a gente passou um ano bem legal juntos. De lá pra cá eu venho colhendo os frutos desses últimos dois anos, muitas coisas legais e incríveis rolaram também e muitas oportunidades de trabalhar com marcas gigantes, é um prazer gigantesco.
Davi França (Op.Ninja): Falando um pouco sobre a sua carreira como apresentadora, como foi pra você essa parte da inclusão feminina dentro dos eSports com pro players, comentaristas e narradoras? Qual é o sentimento de estar sendo a base de tudo isso?
Maah Lopez: Olha, muito importante, né? Eu não me vejo como uma base, porque a gente tem muitas mulheres no cenário já consolidadas há um tempo, a Nyvi Estephan é um dos grandes exemplos que temos, Camilota, que é minha amiga, também.
Então assim, eu acho que a gente tem uma base muito importante e foram mulheres essenciais pra gente conseguir estar aqui no dia de hoje, até mesmo te dando essa entrevista. Mas é muito importante quando a gente fala sobre diversidade e pra mim é um ponto muito forte quando você fala sobre ser uma mulher preta no cenário, ser uma mulher totalmente fora do do estereótipo que as pessoas ali acabam colocando, sendo uma mulher LGBT, esses são pontos muito cruciais e que eu vejo como muito importante. A partir do momento que eu estou ali, as pessoas se veem em mim e isso gera nelas uma sensação de que também são capazes de chegar naquele lugar e naquele ponto.
Então assim, eu vejo isso como algo muito forte na minha carreira, por tratar de uma coisa pessoal, eu vejo isso com uma seriedade muito grande e eu trabalho bastante pra que cada vez mais a gente veja esse cenário diverso pra que eu veja pessoas não atrás de mim, mas sim trabalhando comigo lado a lado e que tiveram a mesma trajetória e a mesma história.
Então meu objetivo profissional é esse e eu o vejo com muitos bons olhos. Comparado a 2019 hoje a gente tem muito mais mulheres e muito mais oportunidades de você fazer um palco e a própria BGS proporcionou isso com muito mais mulheres tomando a frente em vários palcos por aqui e várias outras coisas que permitiam que o público conhecesse elas, então eu acho que a gente está caminhando a passos lentos, mas estamos caminhando muito bem e sem nenhuma sombra de dúvida vamos fazer a diferença.
Davi França (Op.Ninja): E na BGS, como está sendo apresentar, narrar e comentar dentro aqui no ebento? Qual o sentimento e como está o coraçãozinho?
Maah Lopez: Cara, eu demoro a cair a ficha de tudo isso. Acho que a ficha não cai nem das coisas que que eu fiz lá em 2019 que me trouxeram aqui, sabe? Naquele ano eu estive na BGS, fiz o palco do Facebook e eu tinha três ou quatro meses de contrato com o Facebook, eu literalmente não tinha a menor ideia do que que era a BGS. Então assim, foi algo muito incrível pra mim já naquele momento, mas a partir dali foi tudo muito rápido.
Eu paro pra ver alguns momentos assim e eu não consigo entender a importância disso. Eu literalmente só trabalho muito, me sinto muito gratificante pelo carinho da galera, pelo carinho das marcas comigo, a forma como as pessoas me abordam, como elas falam comigo pós trabalho e qualquer coisa do tipo, isso me faz encher o coraçãozinho de felicidade, mas sendo sincera eu ainda não parei pra pensar os lugares que eu consegui chegar, ainda não tive esse choque e às vezes é muito rápido, falo “caraca, eu estou aqui” mas em seguido eu falo “não, bora trabalhar” e eu esqueço.
Davi França (Op.Ninja): Tem sempre alguma outra coisa pra fazer, né?
Maah Lopez: Sim, tipo “por que estou me vangloriando por estar aqui? Eu tenho que trabalhar”. Então, me sinto muito feliz, muito contente com tudo isso. Mas acho que a ficha não caiu ainda. O dia que cair eu vou chorar muito.
Davi França (Op.Ninja): Falando um pouco sobre jogos, o que você está jogando e qual o seu estilo preferido? Você curte mais mobile ou gosta mais do computador?
Maah Lopez: Olha, eu sei lá. Eu não tenho tanta preferência assim atualmente, por questão de mobile ou computadores, mas eu tenho um carinho gigantesco por Valorant. Eu tenho até uma tatuagem da Raze, que é uma das
personagens que representam muito pra mim. É uma mulher preta, baiana, brasileira, mulher de axé, assim como eu e isso me orgulha muito e foi a a primeira vez que eu me senti representada dentro de um jogo, então resolvi eternizar isso na minha pele com essa personagem.
E assim, eu tenho esse carinho muito grande pelo Valorant né? Vim do Free Fire, faço também Honor of Kings, tenho carinho pelo MOBA’s, mas no momento o Valorant tem o meu coraçãozinho, pelo menos uns 85% dele.
Mas eu acho que nós gamers somos muito de momento, sabe? Hoje a gente está em um jogo, amanhã a gente está em outro e eu acho que a minha vibe é mais essa, mas hoje o Valorant tem um espaço bem especial no meu coração.
Por fim, confira também nossa entrevista com o apresentador de eSports BlackWill, também durante a última Brasil Game Show
Sobre a BGS
Maah Lopez foi uma dos diversos streamers e influenciadores que estiveram presentes durante a 13ª edição da Brasil Game Show (BGS), em 2022.
Assim, além deles, também estiveram presentes neste ano marcas como: WD Black, W7M Esports, Banco do Brasil, Sony, Intel, Twitch, Hoyoverse, Marvel, Youtube Gaming, TikTok, Monster, AOC, Intel, HyperX, Logitech G, Acer, Pichau Gaming, Evoverse, Lupo, Outback, Vivo, Flexform, Nissin, Rank1, Magalu, Piticas, Redragon, SBT, DXRacer, Warrior, Dell, Team Liquid, Lenovo, AMD, Moto Speed, Saga, OEX, Gamdias, C3Tech, Kingston, Furia, LOUD, Fluxo, Opera GX, Living Phoenix, Fast Shop, entre outros.
A BGS 2022 teve início no dia 6 de outubro (quinta-feira) com seu fim no dia 12 de outubro (quarta-feira).
Em suma, a Brasil Game Show (BGS) é uma feira anual de videogames realizada em São Paulo e organizada pelo empresário Marcelo Tavares.
A BGS é considerada o maior evento de games do Brasil, chamando assim a atenção de toda a indústria do país e recebendo grandes nomes e empresas de diversos países.
Dessa forma, a feira de games ocorre no espaço da Expo Center Norte, em São Paulo.
Além de ser referência em seu país, esta também é a maior conferência do gênero em toda a América Latina.