PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Games BGS 2022: Entrevista com Felipe Funari, fundador da W7M Esports

BGS 2022: Entrevista com Felipe Funari, fundador da W7M Esports

Confira como foi o nosso papo com Felipe Funari, fundador e diretor de operações da W7M Esports, nesta BGS 2022

Por Mateus Pereira em 10/10/2022 20:38 - Atualizado há 2 anos

Reprodução / The Sports Observer

Felipe Funari é fundador e diretor de operações da W7M Esports, uma das mais tradicionais equipes do esporte eletrônico brasileiro, que nesta segunda-feira (10) anunciou o importante passo de equidade salarial entre suas equipes masculinas e femininas, em parceria com o Banco do Brasil.

Assim, Felipe esteve junto à W7M na Brasil Game Show e falou com exclusividade à equipe do Torcedores.com e Op.Ninja. Confira abaixo:

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Como foi a sua trajetória até chegar hoje no stand do Banco do Brasil nesta BGS 2022?

Felipe Funari: Em 2013 eu comecei a empreender junto ao meu irmão e atual sócio Rafael. Entramos no mercado de publicidade digital, crescemos bastante, e em 2017 entendemos que era importante mudar um pouquinho. Começamos a estudar dois mercados diferentes como empresa: o mercado de games e o de investimento.
Em 2017, na Brasil Game Show, a gente concluiu, depois de alguns estudos obviamente, que era importante estar nesse segmento e fomos pra linha de games e eSports com um time.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Bem importante, inclusive, estar nesse segmento, né?

Felipe Funari: Bem importante! Há cinco anos atrás tinha gente que não acreditava ainda. A gente investiu em 2017 com o time de eSports, foi um processo “passinho a passinho”. Tivemos a nossa primeira line-up de Counter-Strike, depois evoluimos um pouquinho mais e fomos pro Free Fire e nos voltamos para algumas outras modalidades, como o Clash Royale, que estava em evidência na época, até chegarmos aqui nesse momento.
Hoje temos seis times competitivos, dois masculinos e quatro femininos, e anunciamos hoje a equidade salarial no mercado, que é algo inédito.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Eu ia perguntar justamente sobre sobre isso (equidade salarial). Esse é um tema que está bem em voga e vocês são o primeiro time de eSports que leva isso literalmente a sério e implementa no time de vocês. Conta pra gente como foi esse processo e o que aconteceu para chegarem nesse ponto.

Felipe Funari: Desde o início da W7M, o nosso grande objetivo era “oportunidade”. A gente queria dar oportunidade para as meninas e nossos atletas, sendo que vários dos que passaram pela W7M tem evidência global hoje. Temos vários jogadores que disputaram campeonatos mundiais depois de aprender um pouquinho com a gente.
Então, a oportunidade é algo que a gente construiu desde a nossa essência. Em 2021, quando a gente entrou no mercado de games com as meninas do Counter-Strike Feminino, sempre foi uma vontade nossa dar oportunidades pra elas igualarem.
Quando você fala do mercado de games, 55% desse mercado são meninas, mas quando vai para o eSports é muito menor. Uma diferença brutal, né?
E aí, seguindo um pouquinho da linha da oportunidade, do planejamento que a gente quer construir e como a gente traz as coisas, foi importante dar esse passo a mais. Juntamos a nossa essência com a essência do Banco do Brasil, que é de construir e fomentar, e conseguimos, graças a Deus, fazer isso dar certo. Eles acreditaram no nosso projeto também.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): E quando foi que o Banco do Brasil entrou oficialmente no jogo?

Felipe Funari: Eles entraram nos games em 2018 e na W7M no início deste ano. A gente acabou de renovar o nosso patrocínio para 2023 com essa premissa de a partir de outubro implementar a equidade em nossas line-up’s.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Você é bem novo e já cumpre a função de CEO, ou seja, a pessoa mais importante dentro da hierarquia da W7M. Como é para você encarar esse desafio de estar à frente de um projeto que vem crescendo e chega forte nas competições?

Felipe Funari: Eu sou novo, tenho 29 anos, né? Comecei a a empreender com 17. Tive um bar na Vila Madalena, antes de entrar no mercado de mídia e depois no de games.
Mas eu acho que eu não sou a pessoa mais importante e sim aquelas que estão com a gente. Hoje temos pessoas que são responsáveis pelo nosso crescimento: nossos managers, nossos atletas, o staff que tá por trás; sem eles tudo isso que a gente tá vendo aqui na Brasil Game Show e na própria organização não existiria.
Eu acho que é uma extensão. A gente traz um pouquinho da cultura, que é o que a gente quer, mas mais do que isso, é uma extensão do que a gente quer fazer no futuro. As pessoas que estão com a gente são as mais importantes.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): E o que que a galera pode esperar dos próximo passos da W7M? Tem alguma coisa que você pode revelar pra gente?

Felipe Funari: Eu não posso revelar. O que eu posso falar é que ano que vem a gente teremos mais duas line-up’s de modalidades diferentes e vamos ter também um projeto de conteúdo muito grande com o Banco do Brasil que vai chegar pra “causar”.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Antes de a gente finalizar, deixa eu te fazer uma pergunta pessoal: o que que você tá jogando?

Felipe Funari: Eu gosto de Counter-Strike, sou muito fã. Eu gosto muito de Dota 2 também, sempre gostei. Mas oque me deu origem nos games foi o Tibia.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Esse é dos meus! MMO raíz! E Mu?

Felipe Funari: Mu, não! Pelo amor de Deus. Tibia, por favor! No máximo o World of Warcraft.

Sobre a BGS

Felipe Funari, junto à W7M Esports, é um dos importantes nomes da indústria que estão presentes nesta 13ª edição da Brasil Game Show,

Além da W7M, estão presentes nesta feira marcas como: Banco do Brasil, WD Black, Sony, Intel, Twitch, Hoyoverse, Marvel, Youtube Gaming, TikTok, Monster, AOC, Intel, HyperX, Logitech G, Acer, Pichau Gaming, Evoverse, Lupo, Outback, Vivo, Flexform, Nissin, Rank1, Magalu, Piticas, Redragon, SBT, DXRacer, Warrior, Dell, Team Liquid, Lenovo, AMD, Moto Speed, Saga, OEX, Gamdias, C3Tech, Kingston, Furia, LOUD, Fluxo, Opera GX, Living Phoenix, Fast Shop, entre outros.

BGS 2022 teve início na última quinta-feira, 6 de outubro, e ocorre até a próxima quarta-feira, 12 de outubro.

Este é considerado o maior evento de games do Brasil, chamando assim a atenção de toda a indústria do país.

Dessa forma, a feira de games ocorre no espaço da Expo Center Norte, em São Paulo.

Em suma, a Brasil Game Show é uma feira anual de videogames realizada em São Paulo e organizada pelo empresário Marcelo Tavares.

Além de ser referência em seu país, esta também é a maior conferência do gênero em toda a América Latina.

Informações sobre ingressos

Vale lembrar que visitantes que já adquiriram seus ingressos para a 13ª edição da BGS nos lotes de 2020 e início de 2021 têm suas entradas garantidas para 2022 e contarão com benefícios do Superingresso.

Recebem direito a meia-entrada: pessoas que doarem 1 kg de alimento não perecível, idosos com mais de 60 anos, pessoa com deficiência.

Estudantes com carteirinha original e clientes OuroCard Banco do Brasil também possuem direito a meia-entrada.

Você pode conferir mais detalhes e checar a disponibilidade e preços dos diversos tipos de ingressos para os dias do evento no site oficial da feira.

Exit mobile version