PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Games BGS 2022: Entrevista com a narradora Chun

BGS 2022: Entrevista com a narradora Chun

Caster de Valorant, Chun diz na BGS o que é necessário para obter sucesso nesta carreira e revela um vício por outro gênero de jogos; confira

Mateus Pereira
Colaborador do Torcedores.com desde 2022, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o futebol, o automobilismo e o universo geek. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Durante o último dia 10 de outubro, segunda-feira de Brasil Game Show, a Host, Caster e Streamer de E-sports Camila Curci, conhecida como Chun (@wildchun no Instagram), foi uma das influencers e figuras presentes no stand da WD Black durante o evento.

A narradora especializada em Valorant cedeu uma entrevista exclusiva pra lá de especial para a nossa equipe dos portais Op.Ninja e Torcedores.com que você pode conferir abaixo:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Chun, você é Caster de Valorant e, principalmente, dos times femininos, certo? Você também narra as competições masculinas?

Chun: Ah, a gente narra o que vier. Já participei dos femininos e dos mistos também. Eu fiz a Elite Cup, que teve o presencial também, então eu estou ali, o que chamar a gente tá fazendo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): E como que foi o seu processo? Como foi a sua carreira até você chegar nesse ponto aqui, o que que você viveu e o que passou até chegar aqui como narradora de Valorant e tudo mais?

Chun: Olha, a minha história com os games já começa um pouquinho mais atrás. Eu não trabalhei só com Vava (Valorant), já trabalhei com outros jogos também. Eu já fui do Overwatch como comentarista, aí migrei para o Valorant como comentarista também, depois passei para narradora e aí consegui chegar na Riot Games. Foi um grande sonho realizado e estamos aí fazendo uns “campeonatinhos”.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): O que uma pessoa precisa fazer para entrar nessa carreira? Se eu tenho o desejo de ser narrador, o que eu preciso fazer para chegar a esse ponto?

PUBLICIDADE

Chun: Olha, não existe ainda um curso para ser narrador e trabalhar nessa área. Então, as primeiras pessoas que trabalharam gostavam de games e começaram a se especializar. O primeiro de tudo é você gostar e estudar muito o jogo até um ponto que você se sinta seguro para poder falar sobre ele.
Tem também essa parte analítica, eu mesma comecei como comentarista, e também trabalhar a postura em frente as câmeras e esse tipo de coisa. Você pode olhar essa parte de apresentação com o conhecimento do jogo e sempre estudando, vendo vídeos dos campeonatos pra ter mais base e fazer o seu trabalho.

PUBLICIDADE

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): E você é muito fã de Valorant?

Chun: Ah, com certeza! Eu gosto muito de FPS e quando o Valorant lançou eu já estava ali, desde a versão beta.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Só joga FPS ou você curte jogar outras coisas também?

Chun: Jogo outras coisas também. Gosto bastante de MMO, tenho meu passado obscuro, jogando uns 10 anos do mesmo jogo, meu Deus…

PUBLICIDADE

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Eu também! Qual jogo?

Chun: Olha, era um jogo da Nexon bem antigo, chamdo Vindictus. Mas passei também por vários títulos de MMO como o WOW (World of Warcraft), Guild Wars, teve bastante título que apareceu, Black Desert que ainda tá aí. Até Tibia eu já joguei, entendeu?

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Black Desert eu achei muito bom! Inclusive eu joguei por muito tempo o Lineage 2, não sei se você conhece ou já ouviu falar, mas já joguei ele durante muitos anos também.
É que MMO consome a nossa vida, né?

Chun: Se começar a falar de MMO já era, entendeu? Já são 10 anos, antes do FPS eu já estava ali no MMO também. Então a minha história com os games é bem antiga mesmo.

PUBLICIDADE

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): E agora me diz o seguinte, o que as pessoas podem esperar da Chun nos próximos meses e talvez nos próximos anos?

Chun: Com certeza continuar trabalhando com games, né? Eu comecei como comentarista, mas agora estou mais como narradora e a galera está gostando bastante e eu vou fazendo, continuo a narrar campeonatos.
Vai ter agora o presencial feminino nos estúdios da Riot Games, então convido todo mundo para acompanhar e apoiar o cenário feminino, porque começa já no dia 15 deste mês (outubro) e eu serei uma das narradoras. Estou muito feliz de estar lá.

Por fim, confira também nossa entrevista com a apresentadora Maah Lopez, também durante a última Brasil Game Show.

Sobre a BGS

Chuh foi uma dos diversos streamers, apresentadores e influenciadores que estiveram presentes durante a 13ª edição da Brasil Game Show (BGS), em 2022.

PUBLICIDADE

Assim, além deles, também estiveram presentes neste ano marcas como: WD Black, W7M Esports, Banco do Brasil, Sony, Intel, Twitch, Hoyoverse, Marvel, Youtube Gaming, TikTok, Monster, AOC, Intel, HyperX, Logitech G, Acer, Pichau Gaming, Evoverse, Lupo, Outback, Vivo, Flexform, Nissin, Rank1, Magalu, Piticas, Redragon, SBT, DXRacer, Warrior, Dell, Team Liquid, Lenovo, AMD, Moto Speed, Saga, OEX, Gamdias, C3Tech, Kingston, Furia, LOUD, Fluxo, Opera GX, Living Phoenix, Fast Shop, entre outros.

BGS 2022 teve início no dia 6 de outubro (quinta-feira) com seu fim no dia 12 de outubro (quarta-feira).

Em suma, a Brasil Game Show (BGS) é uma feira anual de videogames realizada em São Paulo e organizada pelo empresário Marcelo Tavares.

A BGS é considerada o maior evento de games do Brasil, chamando assim a atenção de toda a indústria do país e recebendo grandes nomes e empresas de diversos países.

PUBLICIDADE

Dessa forma, a feira de games ocorre no espaço da Expo Center Norte, em São Paulo.

Além de ser referência em seu país, esta também é a maior conferência do gênero em toda a América Latina.

Better Collective