PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Games BGS 2022: Entrevista com a apresentadora Barbara Gutierrez

BGS 2022: Entrevista com a apresentadora Barbara Gutierrez

Bah fez parte e enalteceu a importante campanha pela igualdade de gênero proposta pela WD Black durante a BGS e contou sua história; confira

Por Mateus Pereira em 26/10/2022 16:40 - Atualizado há 2 anos

Reprodução / Instagram - @bahgutierrez

Durante o último dia 10 de outubro, segunda-feira de Brasil Game Show, a hostess, colunista e embaixadora da Samsung Barbara Gutierrez (@bahgutierrez no Instagram) foi uma das influencers e figuras presentes no stand da WD Black durante o evento.

Ela cedeu uma entrevista exclusiva pra lá de especial para a nossa equipe dos portais Op.Ninja e Torcedores.com que você pode conferir abaixo:

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Bah, antes de qualquer coisa, começa contando pra gente como que foi a sua trajetória. Como surgiram as oportunidades, como o patrocínio da Samsung, e a sua carreira até chegar nesse momento aqui?

Barbara: Bom, eu comecei fazendo pra comunidade, né? Quando eu era mais nova, eu era muito doida do Dota e me juntei com alguns amigos para criarmos um site. E isso é uma coisa que eu inclusive falo para as pessoas, que caso você queira trabalhar com games esse é o melhor jeito, porque aí você faz algo seu não é explorado por empresas, entendeu? Enfim, então fica aí a dica para o pessoal.
Então eu fui começando a fazer isso, comecei a ficar conhecida no mercado, as pessoas começaram a me chamar para os eventos e etc.
No meu primeiro evento fora conheci pessoas que me chamaram pra trabalhar e tudo mais, comecei como assistente de produção de conteúdo na X5 e lá eu fiz os roteiros da Nyvi Estephan, trabalhei e tive a oportunidade de tá junto com essa maravilhosa, fiz de tudo um pouco também e lá eu entendi que eu gostava muito do meu editorial e falei, “quer saber? Vou me lançar” e mandei email pra todas as redações do Brasil e o Omelete me chamou. Lá eu abri, junto ao pessoal do Omelete, a parte de esportes eletrônicos, eu era especialista deles.
Depois disso eu comecei a fazer umas reportagens investigativas, comecei a chamar atenção da comunidade e fui para o IGN Brasil como repórter, depois eu fui chamada para o UOL como repórter também e fui editora assistente do MGG Brasil.
Eu fui crescendo, virei chefe de redação do IGN Brasil, junto do MGG, então eu cuidava da parte de audiovisual, branded content, social, BI. Alieu vi que eu gostava muito de apresentar, me chamaram pra TV, eu entrei na Loading, foi toda aquela treta magnífica e eu falei “agora é o momento” e me lancei como produtora de conteúdo, como
influenciadora e como hostess e deu muito certo.
No ano passado, uma marca incrível como a Buscofem, acreditou bastante em mim, me ajudou a pagar minhas contas. Acho que isso é bem interessante de falar também, porque eu fazia as lives, mas não era suficiente. Esse ano tive a sorte da Samsung vir atrás de mim, o Terra também veio no ano passado pra eu ser colunista deles e eu estou muito feliz como influenciadora e também por trabalhar com marcas que acreditam no meu potencial, eu acho que é
muito bacana.
A própria WD Black ofereceu essa oportunidade de Camilota, Maah lopes, Nanda e eu falarmos sobre o nosso mercado, a nossa postura, as nossas vitórias, sabe? Acho que isso é essencial pra mostrar que tantas outras também
podem fazer o mesmo, se eu estou aqui, quem sabe, elas também não podem estar.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): E a pessoa que está começando no mercado e quer chegar nesse patamar, qual o processo que você indica? Existe alguma forma de encurtar o caminho até essa carreira?

Barbara: Eu acho que primeiro de tudo é bom lembrar que a jornada mais curta nunca é a melhor. Então pegar atalhos nem sempre é tão fácil e talvez volte atrás de você, sabe? Mas o que eu sugiro é, primeiro, entrar no Twitter, porque é uma plataforma social muito específica do nosso mercado. Então, entre no Twitter, siga as pessoas que você gosta,
que você admira, as empresas, os responsáveis pelas empresas, vai socializando.
E também indico criar o seu próprio portfólio. Faça o seu próprio site, seu próprio canal, algo seu, porque assim você vai criando conteúdo e aumentando seu portfólio pra mostrar para as pessoas que podem um dia te contratar […]

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Bah, você tá jogando alguma coisa atualmente?

Bárbara: Sim, infelizmente eu sou viciada em Valorant, às vezes eu jogo um LOLzinho e nos triple way eu ainda estou no Horizon Forbidden West.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Lega! E em qual plataforma você curte mais jogar?

Bárbara: Ah, recentemente eu estou bem ansiosa para o novo God of War, também de PlayStation. Mas depende, eu
sou muito PC player mas eu tenho PlayStation e um Switch também. Eu gosto muito de jogos indies, é uma paixão minha, acho que é uma indústria muito vital. O mercado independente tem ideias muito criativas e maneiras muito distintas de fazer um jogo, porque normalmente é uma equipe enxuta, que tem que lançar um jogo legal e arranjar metodologias diferentes pra conseguir chegar num resultado bacana. Então eu amo muito o mercado indie e ele tem o meu coração.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Que legal! E o que a galera que acompanha você pode esperar nos próximos meses e nos próximos anos? Quais são os seus objetivos a médio e longo prazo?

Barbara: Olha, dominação mundial. Brincadeiras à parte, eu quero crescer, acho que ainda tenho muita jornada pela frente, quero muito explorar esse meu lado como hostess, como repórter, na frente das câmeras, porque o backstage eu já fiz por muitos anos, né?
Eu tô nesse mercado há mais de oito anos e o que eu quero mesmo é fazer o meu, mas principalmente lutar pelas pessoas ao meu redor. Sejam elas mulheres, não precisam ser necessariamente as minhas amigas, mas pessoas que podem fazer o nosso mercado mais plural. Então não só as minas, como não binares, pessoas não brancas, PCDs e LGBTQIAP+ como eu também. Eu acho que a gente precisa cada vez mais trazer essa diversidade, porque se o nosso mercado realmente quer se tornar tão
profissional e tão gigante ainda precisa disso.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): E o que que você achou dessa iniciativa da WD Black de trazer de fato vocês aqui pra falarem sobre o trabalho de vocês? Você acha que esse cenário realmente está mudando tanto quanto se tem falado?

Barbara: Com certeza, a gente precisa lembrar que há muito tempo as pessoas chamavam a gente pra falar só sobre os problemas e a WD não fez isso, eles nos trouxeram para falar sobre as nossas conquistas e nosso poder.
E não só isso, a gente também precisa dar uma olhada de forma analítica em relação a BGS, a gente tá em 2022 e na última BGS a quantidade de mulheres influenciadoras, line-ups dos palcos, narradoras, enfim, que estavam à frente das marcas era muito menor. Hoje em dia a gente tá vendo isso muito mais espalhado e as marcas estão se tocando
que não é uma questão de “dar uma chance”, é uma questão de precisar, porque a gente está aqui faz tempo.

Leonardo Bonetto (Op.Ninja): Igualdade de oportunidade né?

Barbara: Exato! Se a gente fala sobre o mercado de games, a gente tem que falar sobre tantas desenvolvedoras e mulheres que estão por trás das câmeras que também participaram e fizeram parte do mercado de games.
Então, é muito bom poder participar junto com a WD Black e queria agradecer o pessoal e também falar para todos que se estamos aqui nesse palco falando com as pessoas, um dia também pode ser você.

Por fim, confira também nossa entrevista com a apresentadora Maah Lopez, também durante a última Brasil Game Show.

Sobre a BGS

Barbara Gutierrez foi uma dos diversos streamers e influenciadores que estiveram presentes durante a 13ª edição da Brasil Game Show (BGS), em 2022.

Assim, além deles, também estiveram presentes neste ano marcas como: WD Black, W7M Esports, Banco do Brasil, Sony, Intel, Twitch, Hoyoverse, Marvel, Youtube Gaming, TikTok, Monster, AOC, Intel, HyperX, Logitech G, Acer, Pichau Gaming, Evoverse, Lupo, Outback, Vivo, Flexform, Nissin, Rank1, Magalu, Piticas, Redragon, SBT, DXRacer, Warrior, Dell, Team Liquid, Lenovo, AMD, Moto Speed, Saga, OEX, Gamdias, C3Tech, Kingston, Furia, LOUD, Fluxo, Opera GX, Living Phoenix, Fast Shop, entre outros.

BGS 2022 teve início no dia 6 de outubro (quinta-feira) com seu fim no dia 12 de outubro (quarta-feira).

Em suma, a Brasil Game Show (BGS) é uma feira anual de videogames realizada em São Paulo e organizada pelo empresário Marcelo Tavares.

A BGS é considerada o maior evento de games do Brasil, chamando assim a atenção de toda a indústria do país e recebendo grandes nomes e empresas de diversos países.

Dessa forma, a feira de games ocorre no espaço da Expo Center Norte, em São Paulo.

Além de ser referência em seu país, esta também é a maior conferência do gênero em toda a América Latina.

Exit mobile version