Home Futebol Atlético-MG: Junior Alonso deve sair e clube busca novo zagueiro

Atlético-MG: Junior Alonso deve sair e clube busca novo zagueiro

Uma das principais peças do setor defensivo do Galo tem contrato até o final de 2022; Krasnodar, equipe com a qual o paraguaio tem vínculo, deve pedir o retorno do jogador

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Junior Alonso é o mais importante jogador da zaga do Atlético Mineiro. Desde a volta de Cuca ao comando da equipe, o setor defensivo não vem apresentando bons desempenhos. Em 2023, esse trabalho pode se tornar ainda mais difícil caso seja oficializado o retorno de Junior Alonso ao seu clube na Rússia.

Rodrigo Caetano, em entrevista ao programa Super FC, da rádio Super 91,7 FM, afirmou: “É natural que a gente avalie essa necessidade de reforçar a zaga, não por conta do retorno do Junior (para a Rússia). Acho difícil ele ficar, pois o Krasnodar investiu nele. Avaliaremos a necessidade de mais um atleta, em especial por conta do número de opções nesse setor, não por qualidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Alonso foi vendido para o Krasnodar por cerca de R$ 46 milhões, em janeiro de 2022. Porém, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, os jogadores que atuavam nesses países receberam uma liberação da FIFA para negociar com outros clubes. Alonso decidiu então retornar ao Brasil para atuar no Galo, clube onde é ídolo.

Inicialmente, o contrato do Xerife, apelido que a Massa deu ao jogador, era para ser de apenas três meses. Porém, com a continuidade do conflito, Alonso renegociou sua estadia no Atlético Mineiro para até o final de 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora, com a aproximação do final do ano, tudo indica que o zagueiro deve retornar para seu clube na Rússia. No campeonato russo, o Krasnodar está em quinto lugar com 21 pontos em 11 rodadas. A equipe já deixou claro que pretende contar com Alonso para 2023.

Rodrigo Caetano chegou a afirmar que o Galo vai tentar negociar uma possível permanência do zagueiro, mas ele deixou claro que entende que ser muito difícil conseguir manter Alonso no elenco.

Hoje, as opções que Cuca tem para a zaga no Galo são Alonso, Jemerson, Nathan Silva, Réver, Igor Rabello e o jovem Hiago, jogador que veio da base. Com a saída do paraguaio e com Réver, que completará 38 anos em janeiro de 2023, surge a inegável necessidade de mais alguns nomes.

PUBLICIDADE

Réver, segundo maior campeão da história do clube com 11 títulos (só perde para João Leite com 12 títulos), renovou contrato com o Galo até o final de 2023, porém, em razão de já ser um veterano, o jogador pode ter problemas para enfrentar uma sequência muito grande de jogos.

PUBLICIDADE

Igor Rabello é outro que tem contrato até o final de 2022. O jogador já recebeu uma sondagem do São Paulo, mas a negociação não foi concluída. Rabello pode, se quiser, fechar um pré-contrato com outra equipe para 2023. Rabello também não está atuando, o zagueiro está no departamento médico do clube. Ele sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior durante um jogo-treino no CT do Atlético Mineiro. O jogador, que também sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo, foi operado e só deve retornar aos gramados na próxima temporada.

Dessa forma, Cuca conta hoje com Alonso, Jemerson, Réver, Nathan e Hiago. Com as possíveis saídas de Alonso e de Rabello, o Galo precisará buscar mais opções para o setor.

Veja a repercussão do caso de Junior Alonso nas mídias sociais:  

Better Collective