Daronco era considerado por muitos como o grande candidato brasileiro a apitar os jogos da Copa do Mundo de 2022 no Catar. Porém, graças à algumas decisões e atitudes questionáveis, o árbitro ficará de fora do torneio de futebol mais aguardado dos últimos tempos.
Árbitro que intimidou Hulk não apitará os jogos da Copa do Mundo
Com o status de melhor árbitro do Brasil e com grande prestígio dentro da FIFA, Daronco ficará de fora da Copa do Mundo de 2022 no Catar. O principal motivo que tirou o árbitro do torneio foi a pressão exercida pela Federação Peruana, que contestou veementemente as decisões do árbitro ao validar o VAR em um lance polêmico e decisivo no jogo contra o Uruguai válido pelas Eliminatórias da Copa.
Daronco foi severamente criticado pela imprensa e pelos torcedores peruanos, que o colocaram na condição de “inimigo” e não mediram esforços para que o árbitro fosse punido.
Brasil contará com dois árbitros na Copa
Com a saída de Daronco da lista de árbitros selecionados para a Copa do Mundo, o Brasil contará com dois representantes: Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio. Já na equipe de vídeo (VAR), o Brasil não contará com nenhum representante.
Daronco já esteve envolvido em polêmica com Hulk, do Atlético-MG
Denunciado pelo clube mineiro, Daronco foi punido pelo STJD após intimidar o atacante Hulk em jogo realizado contra o São Paulo no Campeonato Brasileiro. O árbitro terá que pagar uma multa de R$ 5 mil em cestas básicas para instituições de caridade de Belo Horizonte.
Além da punição financeira, Daronco precisará emitir uma nota de reparação ao Hulk e ao Atlético-MG.
O próximo jogo do Atlético-MG será contra o Santos na próxima quarta-feira. Em baixa e com chances remotas ao título, só resta ao clube mineiro se esforçar para garantir sua participação na Libertadores da América em 2023.