Antes de mais nada, o zagueiro Guillermo Centurión que acumula passagem pela base do River Plate, do Paraguai, fechou contrato com o Fútbol Club Juárez , do México. O paraguaio será apresentado em seu novo clube no começo do mês de novembro.
Guille, como é chamado pela imprensa paraguaia, tem 21 anos. Ele é considerado uma das principais apostas do técnico Guillermo Barros Schelotto para renovar a seleção do Paraguai visando à classificação para a Copa do Mundo de 2026.
De acordo com os principais comentaristas esportivos do país, Guillermo Centurión é apontado como o ‘novo’ Carlos Gamarra. No Brasil, o lendário 4 teve passagem destacada por quatro clubes: Internacional, Corinthians, Flamengo e Palmeiras.
A Federação Paraguaia de Futebol (FPF) vive momento de reformulação após o time nacional ficar de fora do Mundial do Catar. Internamente, Guillermo Schelotto entende que é necessário rejuvenescer o grupo pensando no futuro da seleção.
Com isso, o nome de atletas jovens como Guillermo Centurión tem sido pedido por torcedores em futuras convocações. Há o consenso de que a nova realidade do país passará pela convocação de jovens atletas.
E o Flamengo?
Guillermo Centurión estava no radar do Flamengo desde o fim de 2020. Ele passou a chamar a atenção após observadores do clube analisarem o desempenho dele ‘in loco’ em competições de base no Paraguai.
O zagueiro, que também atua como volante, chama a atenção pela eficiência nos desarmes, forte marcação, jogadas aéreas, visão de jogo, saída de bola e precisão dos passes. Além disso, tem vocação para ser líder. Isto porque, vestia a braçadeira de capitão no antigo clube.
O zagueiro chegou a ter a sua contratação indicada pelos profissionais para a base rubro-negra, mas a negociação acabou não avançando. Em sua trajetória, Guilhermo Centurión acumula passagens pelas categorias de base do Paraguai.
“O Guilhermo (Centurión) é muito profissional e está motivado para essa experiência no futebol mexicano. O Juarez fez uma boa participação no torneio apertura. O clube viu o tamanho do atleta e ele entendeu a dimensão do futebol mexicano. Tenho certeza que o jogador será um grande nome no México”, afirmou Kleberson Silva da VLK Sports.