Começa na sexta-feira o Mundial de Vôlei Feminino, que será disputado na Polônia e na Holanda e terá a participação de 24 seleções. O Brasil busca o título inédito da competição, depois de três vice-campeonatos, em 1994, 2006 e 2010.
A seleção foi derrotada por 3 a 2 pela Alemanha em seu último amistoso antes do Mundial, no sábado, mas o técnico José Roberto Guimarães mantém o otimismo em uma boa participação do Brasil no campeonato.
“Muitas seleções mudaram para esse novo ciclo olímpico. Nosso time manteve uma boa performance e um bom ritmo nos treinamentos. A expectativa é fazer uma grande competição, jogando de igual para igual com qualquer seleção do mundo”, afirmou o treinador.
A equipe ficou com o vice-campeonato na Liga das Nações, encerrada em julho, com derrota para a Itália na decisão. O elenco para o Mundial tem duas alterações, com a saída das ponteiras Ana Cristina, que pediu dispensa, e Julia Bergmann, que não foi liberada pela Universidade de Georgia Tech, onde joga e curso o último ano de Física.
Confira as convocadas do Brasil para o Mundial de Vôlei Feminino
- Levantadoras: Macris e Roberta
- Centrais: Carol, Julia Kudiess, Lorena e Carol Gattaz
- Ponteiras: Gabi, Pri Daroit, Rosamaria e Tainara
- Opostas: Lorenne e Kisy
- Líberos: Nyeme e Natinha
Confira a tabela de jogos do Brasil
O Brasil está no Grupo D, que conta ainda com Argentina, China, Colômbia, Japão e República Tcheca. Os quatro primeiros avançam para a segunda fase, quando a chave se junta com os quatro primeiros do Grupo A, que conta com Bélgica, Camarões, Holanda, Itália, Porto Rico e Quênia.
Os resultados da primeira fase continuam valendo e os quatro primeiros vão para as quartas de final, onde cruzam com os classificados dos Grupos B e C. Clique aqui para ver todos os grupos.
O Brasil estreia no Mundial de Vôlei Feminino contra a República Tcheca neste sábado, às 15h30. Veja abaixo as datas e horários de todos os jogos da primeira fase, sempre pelo horário de Brasília:
- Brasil x República Tcheca – 24/9 (sábado) – 15h30
- Brasil x Argentina – 26/9 (segunda-feira) – 13h30
- Brasil x Colômbia – 28/9 (quarta-feira) – 10h
- Brasil x Japão – 30/9 (sexta-feira) – 9h15
- Brasil x China – 1/10 (sábado) – 9h