Xavi, do Barcelona, sai em defesa de Vinícius Júnior: “Cada um comemora como quer”
Técnico espanhol deu a sua opinião sobre a polêmica ao redor das comemorações de Vinícius Jr. nas partidas do Real Madrid
As comemorações dançantes de Vinícius Jr. na Europa têm causado polêmica. Vários jogadores e pessoas envolvidos no meio do futebol tem dado suas opiniões sobre a questão, uns de forma apaziguadora, outros mais agressivos.
Recentemente, o capitão do Atlético de Madrid, Koke, afirmou que “haverá confusão” no clássico desse domingo caso o brasileiro comemore dessa forma. Afirmando assim que o time rival consideraria uma forma de “deboche” a “dancinha” de Vinícius Jr.
Nessa sexta-feira, quem falou sobre a questão foi o técnico do Barcelona e ex-jogador Xavi. Ele afirmou:
“Cada um comemora as coisas como quer, não? Quando faz um gol, está eufórico e para cada um sai de um jeito.” – Falou o ex-jogador do Barcelona sobre Vinícius Júnior.
Porém, o técnico tratou de falar a sua visão sobre as comemorações e como ele fazia:
“Para mim, sempre saía a comemorar com os companheiros porque entendia o futebol como um jogo coletivo. Se eu marcava, era graças aos meus companheiros. Então, eu ia abraçar o primeiro companheiro que estivesse perto. Talvez por prudência e timidez.” – Afirmou o espanhol.
O técnico do Barcelona também tratou de acrescentar um ponto que está no centro das discussões sobre a comemoração, a visão de que é “falta de respeito ao adversário”, porém, sem afirmar se considerava a comemoração de Vinícius Júnior respeitosa ou não.
“Cada um comemora como quiser, mas sem faltar ao respeito. É muito simples.” – Comentou Xavi.
Quando perguntado especificamente sobre Vinícius Jr., o técnico comentou:
“Dança do Vinicius? Cada um comemora como quer. Deixe cada um fazer o que quiser, desde que não desrespeite ninguém.” – Finalizou o espanhol.
Outros se manifestaram nas redes sociais sobre Vinícius Júnior
O craque brasileiro Pelé postou em suas redes sobre Vinícius Júnior e os ataques que vem sofrendo, alguns com conotações racistas:
“O futebol é alegria. É uma dança. É uma verdadeira festa. Apesar de que o racismo ainda exista, não permitiremos que isso nos impeça de continuar sorrindo. E nós continuaremos combatendo o racismo desta forma: lutando pelo nosso direito de sermos felizes.” – Postou Pelé sobre Vinícius Júnior em suas redes sociais.
“Esse babaca precisa sair daí já preso! Não tem desculpa! Se o cara fala isso numa TV que está ao vivo, imagina o que não fala quando não está. Incompreensível se esse cidadão não for preso.” – AfirmouFalou o brasileiro Bruno Guimarães, sobre ataques sofridos por Vinicius Jr. vindos do presidente da Associação de Agentes Espanhóis durante um programa de televisão na Espanha.
Na ocasião, Pedro Bravo, presidente da Associação de Agentes Espanhóis afirmou sobre Vinícius Jr.:
“Você (Vini Jr) tem que respeitar o adversário. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Na Espanha, você tem que respeitar os rivais e deixar de bancar o macaco”. – Comentou ao vivo na televisão o presidente da associação.