F1: Verstappen pode ser campeão no mesmo circuito que consagrou a Red Bull em 2011; entenda
Holandês conquistou a vitória na prova em sua terra natal, ficando próximo do bicampeonato consecutivo na Fórmula 1
Com a vitória no Grande Prêmio da Holanda, Max Verstappen abre grande vantagem na liderança do campeonato, na busca pelo segundo título consceutivo. A conquista pode acontecer no Grande Prêmio do Japão, no dia 9 de outubro, sendo no mesmo circuito da última vez que a etapa de Suzuka decidiu o título de uma temporada da Fórmula 1.
Em 2011, a Red Bull buscava defender o título conquistado na temporada anterior com Sebastian Vettel. O alemão, que venceu nove provas até a etapa de Suzuka só precisava estar no pódio para confirmar o bicampeonato, terminando o GP em 3º, atrás apenas de Jenson Button e Fernando Alonso.
A vitória de Vettel e da Red Bull foi a última que decidiu o campeonato de Fórmula 1 no tradicional circuito japonês. Em toda a história, o Grande Prêmio do Japão foi palco de onze decisões de título, valendo lembrar que anteriormente, o calendário tinha menos provas do que nos dias de hoje.
Para Verstappen conquistar o título em Suzuka, basta vencer as próximas duas etapas, em Monza e Marina Bay, em Singapura, marcando também a melhor volta. No GP do Japão, basta o holandês ser o primeiro a ver a bandeira quadriculada que confirma o bi.
Atualmente, Max Verstappen lidera o campeonato com 301 pontos, 109 a mais que Charles Leclerc, da Ferrari, e Sergio Pérez, da Red Bull e companheiro de equipe de Verstappen. No próximo domingo (11), às 10h (horário de Brasília) acontece o Grande Prêmio da Itália, no circuito de Monza.
Confira a classificação de pilotos da Fórmula 1 após a etapa na Holanda
1º Max Verstappen (HOL-Red Bull) – 310 pontos
2º Charles Leclerc (MON-Ferrari) – 201 pontos
3º Sergio Pérez (MEX-Red Bull) – 201 pontos
4º George Russell (ING-Mercedes) – 188 pontos
5º Carlos Sainz Jr (ESP-Ferrari) – 175 pontos