Rafael Nadal ficou muito animado com a vitória de seu compatriota Carlos Alcaraz no US Open. O veterano espanhol, que também estava na disputa para se tornar número 1 do mundo, utilizou as redes sociais para mandar um recado para “Carlitos”, como o jovem é chamado.
“Parabéns, Carlos Alcaraz, por seu primeiro título em um Grand Slam e por ser o número 1 em sua primeira grande temporada, e tenho certeza que virão muitos outros (títulos)”. – Escreveu Rafael Nadal em suas redes sociais.
Ao vencer o confronto contra Ruud, Alcaraz se tornou o mais jovem da história a atingir o posto de número 1 do mundo. Anteriormente, a marca pertencia a Lleyton Hewitt, que virou o primeiro do ranking em 2001 com 20 anos e nove meses.
O espanhol também se tornou o tenista que ficou mais tempo em quadra na história do US Open, superando o americano Andy Roddick em 1999. O recorde leva em consideração a duração de todas as partidas disputadas pelos tenistas somadas.
Quem é “Carlitos” Alcaraz, vencedor do US Open?
Carlos Alcaraz, também conhecido como “Carlitos”, é a grande sensação dessa temporada do tênis profissional. O jovem já conquistou quatro títulos nessa temporada: o ATP 500 do Rio de Janeiro, Masters 1000 de Miami e Madrid e o Aberto dos Estados Unidos, no último domingo.
Alcaraz começou a brilhar há dois anos, quando tinha 17 anos, a mesma idade de seu compatriota Nadal quando esse surgiu no circuito. Os tenistas têm alguns outros pontos em comum: são torcedores do Real Madrid, são apegados à família, possuem uma força mental impressionante, têm a mesma altura (1,85) e também força física.
Contudo, mesmo com as semelhanças a Nadal, na realidade o tenista lembra muito mais outro atleta: Roger Federer. Alcaraz possui muito poder de ataque, algo característico do suíço.
Além disso, uma das jogadas mais “características” do jovem espanhol são suas “deixadinhas”, também chamadas de “drop shots”, que ele executa como ninguém. Há poucos tenistas que o superam nesse quesito e um desses é justamente Roger Federer.
Há dois anos atrás, o atual campeão do US Open era número 318 do mundo. Ano passado, 114. Agora é número 1.
Vale lembrar que o no campeão do US Open já enfrentou o veterano Rafael Nadal em algumas oportunidades. No último confronto, os dois se confrontaram nas quartas de final do Master 1000 de Madrid. Na ocasião, Alcaraz levou a melhor, vencendo por 6-2,1-6, 6-3. Posteriormente ele venceria o torneio.
Antes disso, os dois haviam se enfrentado na semifinal do Master 1000 de Indian Wells desse ano. Na oportunidade, quem venceu foi Rafael Nadal, por 2 sets a 1 (6-4,4-6, 6-3).