Restando 61 dias para o início da Copa do Mundo, os jogadores de destaque buscam protagonismo para figurar nas suas respectivas seleções. Comandante do escrete nacional, o técnico Tite pode esbarrar em duas opções a menos em seu radar de convocações.
De acordo com informações do jornalista Fabio Aleixo, residente em solo russo, os jogadores Malcom e Claudinho, ex-Corinthians e Red Bull Bragantino, respectivamente, contataram o Zenit no intuito de manifestar o desejo de se naturalizarem russos.
A dupla solicitou passaportes russo na tentativa de obterem a cidadania do país europeu. O pedido partiu dos próprios jogadores, mas as tratativas estão no início. Em caso de sucesso no pleito, Claudinho e Malcom poderão defender a seleção russa nos próximos anos em uma edição de Copa do Mundo, ficando inviabilizados de atuarem pelo Brasil.
Fora das últimas convocações da seleção brasileira, a dupla ainda é observada por Tite, que irá enxugar uma lista de mais de 50 nomes para escolher os 26 atletas que irão à Copa do Mundo do Qatar.
Malcom e Claudinho querem tirar passaporte russo.
Pude confirmar que foi um desejo que partiu dos atletas e consultaram o Zenit qual seria o processo e como agir de agora em diante. pic.twitter.com/Lgwf5zRQ0r
— Fábio Aleixo (@fabiopaleixo) September 19, 2022
LIBERAÇÃO DO BRASIL EM 2021
No ano passado, Claudinho e Malcom foram convocados por Tite para a seleção. No entanto, o Zenit se movimentou nos bastidores e obrigou a dupla retornar à Rússia. A CBF, na oportunidade, chegou a enviar uma reclamação formal contra o clube junto à Fifa, pedindo punições.
A pausa do futebol no país neste primeiro semestre, em decorrência da guerra contra a Ucrânia atrapalhou a sequência de Claudinho e Malcom no Zenit, o que consequentemente impactou diretamente nas pretensões de seleção.
A CBF informou que liberou Malcom e Claudinho dos jogos da seleção brasileira após os atletas receberem constantes comunicados do Zenit, obrigando ambos a retornar à Rússia. A CBF encaminhou reclamação formal à FIFA e pediu punições ao clube russo!#FutebolNaESPN pic.twitter.com/8rWOhFkGZG
— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) September 1, 2021