Realizando as últimas observações antes de definir a lista de 26 jogadores que vão estar no Catar, Tite pode ter que realizar cortes na relação. Dessa forma, durante entrevista coletiva nesta segunda (26), o treinador do Brasil afirmou que Bruno Guimarães, machucado, esteve relutante em deixar a concentração da seleção, mas acabou atendendo o pedido do Newcastle.
Sendo assim, ele deixou um recado para o volante, já que ele precisa de condições ideais antes da Copa do Mundo. Mediante o cenário imprevisível do futebol, uma possível ausência de Bruno Guimarães poderia motivar o retorno de Arthur ao grupo da seleção brasileira, tendo em vista uma eventual volta por cima no Liverpool. Neste cenário, Tite recordou que o meia fez uma ótima Copa América de 2019, torneio vencido pelo time verde e amarelo.
“A cada jogo alguma situação te surpreende, uma performance de alto nível. Em cima de um contexto todo pode dar (uma surpresa). Vou te dar um exemplo, o Bruno Guimaraes ele estava conosco, queria se recuperar e voltar a jogar, mas o clube pediu para ele retornar. Ele veio falar conosco que estava num dilema de ficar, e ele até veio falar conosco que gostaria que a gente decidisse. Eu olhei para ele e falei: ‘Não, essa atribuição é sua, como maturidade e crescimento, o que te trás para a seleção é alta performance com saúde, isso vai te trazer para a Seleção. O quanto tu estás engajado a gente sabe’.”, iniciou.
“Então quanto mais rápido ele tiver voltado no clube, mais chance de ele estar aqui, porque eu não sei se daqui uns dois meses o Arthur vai estar no nível que ele estava na Copa América e foi um dos melhores jogadores.“, completou.
Segundo o Paul Joyce (🥇), Arthur Melo recrutou um fisioterapeuta, um preparador físico e um nutricionista para trabalhar com ele diariamente, enquanto procura impressionar Jürgen Klopp e forjar uma longa carreira no Liverpool. pic.twitter.com/OXO8AsmmJJ
— Central Liverpool Brasil (@central_lfc_br) September 21, 2022
Como conhece a qualidade de Arthur, Tite pode incluir o jogador na lista de suplentes para a Copa do Mundo. Além disso, existe uma incógnita envolvendo a situação de Daniel Alves, que ficou fora da convocação mais recente do técnico.
“É um conjunto, né? A performance traz para cá, para o nosso acompanhamento. A gente consegue tirar isso dos treinos, dos jogos, mas principalmente a performance nos seus grupos, isso sim. O Pedro pode dar aquilo que o Richarlison dá, gol, é o homem da parede, com características diferentes.“, analisou.