A seleção brasileira chega na última etapa de preparação para a Copa do Mundo. Nesta sexta-feira (9), o técnico Tite convocou os 26 jogadores que participarão dos amistosos contra Gana e Tunísia, os últimos antes do torneio da Fifa.
Durante a entrevista coletiva, o treinador ressaltou que essa lista tem um contexto favorável para testes. Por isso, algumas novidades chamaram a atenção dos torcedores nas redes sociais.
A principal foi a ausência do atacante Gabriel Jesus, elogiado pelo início de temporada pelo Arsenal. Na defesa, a ausência de um lateral-direito reserva e a possível improvisação de Militão na função geraram debates.
“Essa é uma convocação para esses dois jogos. Fica aqui uma mensagem bastante clara a todos os atletas, com muita transparência que tem sido até então: façam o seu melhor. Preparem-se bem fisicamente, cuidem-se clinicamente, estejam no mais alto nível em seus clubes para daqui a 60 dias estarem competindo de uma forma, aí sim, definitiva [para a Copa do Mundo]”, destacou.
Opções para ataque cresce em 2022
Para a posição de atacante da seleção, Gabriel Jesus compete pela vaga com Matheus Cunha, Pedro e Roberto Firmino, principalmente.
Tite ainda ressaltou que o atacante David Neres, recém-contratado pelo Benfica, está na briga pelas pontas com Gabriel Martinelli, do Arsenal. O atacante Dudu, do Palmeiras, também foi exaltado.
“Concorre, sim. O Dudu, para mim, foi o melhor jogador na classificação de Palmeiras e Atlético Mineiro. Então, concorre sim”, disse o técnico da seleção brasileira.
A função de meia-atacante tem Neymar e Lucas Paquetá praticamente garantidos na Copa do Mundo, enquanto Everton Ribeiro e Philippe Coutinho brigam por uma vaga na reserva.
Casemiro, Fabinho e Fred são nomes certos no Catar. Enquanto isso, Bruno Guimarães recebeu uma nova chance após bom início de temporada no Newcastle.
Douglas Luiz, do Aston Villa, Danilo, do Palmeiras e Arthur, do Liverpool, foram alguns dos nomes chamados por Tite recentemente e que também correm por fora na convocação.
Sistema defensivo de Tite
Na lateral-direita, o defensor Rodinei, do Flamengo, foi elogiado pelo treinador da seleção brasileira. O jogador rubro-negro está na briga com Emerson, do Tottenham, e Daniel Alves, do Pumas.
A vaga de quarto zagueiro segue disputada. Assim, Tite convocou duas novidades na lista desta sexta: Bremer, da Juventus, e Roger Ibañez, da Roma, ambos do futebol italiano. Além deles, Gabriel Magalhães, Rodrigo Caio, Lucas Veríssimo, Nino, Morato e Léo Ortiz já foram convocados ou elogiados publicamente pelo treinador.
Apesar de ter Alisson, Éderson e Weverton como nomes certos na Copa do Mundo, Tite ressaltou o bom momento de outros dois goleiros que já vestiram a amarelinha: Cássio, do Corinthians, e Santos, do Flamengo.
“O Cássio está vivendo um grande momento. Não foi convocado depois da Copa de 2018, mas está vivendo um grande momento. O Santos está retomando o patamar”, valorizou o técnico da seleção brasileira.