O volante Vinícius Zanocelo foi uma das principais contratações do Santos em 2021. O jogador chegou ao clube indicado por Fernando Diniz e rapidamente caiu nas graças do torcedor santista. Porém, com as sucessivas trocas de treinadores, ele vem atravessando má fase.
Atualmente, Vinícius Zanocelo está em uma seca de gols. O meio-campista balançou as redes inimigas pela última vez na derrota do Santos por 2 a 1 para Flamengo no dia 2 de julho pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Ele, em outras palavras, está há 11 partidas sem fazer um gol ou dar uma assistência. É o maior jejum do jogador desde que chegou a Vila Belmiro. Com Fabian Bustos, Fabio Carille e Fernando Diniz, o camisa 25 era uma peça importante no setor ofensivo.
Vinícius Zanocelo teve um bom primeiro semestre, onde foi o principal atleta do time alvinegro. De acordo com o site “SofaScore”, ele tem 85% de passes certos, 89% de passes no próprio campo, 83% de passes no campo adversário e 74% oportunidades criadas para gol.
Ainda segundo o site, especialista em análise de dados esportivos, o rendimento de Vinícius Zanocelo caiu pela metade com Lisca. Além disso, o meia de ligação passou a atuar mais recuado na função de volante.
A temporada de Vinícius Zanocelo
Jogos: 45
Vitórias: 15
Empates: 17
Derrotas: 13
Gols: 5
Assistências: 0
Minutos em campo: 3068
Apesar da má fase do jogador, Andres Rueda, presidente do Santos, pretende adquirir Vinícius Zanocelo em definitivo junto à Ferroviária. Em entrevista ao canal “De Olho no Peixe”, o atleta comemorou a decisão do dirigente.
“Primeiramente é de se reconhecer e parabenizar o trabalho do nosso presidente. Eu nunca vi um presidente fazer o que ele está fazendo no Santos, o que ele fez com as dívidas é algo impressionante e vem construindo a casa. É de dar parabéns pelo o que ele vem fazendo – ressaltou”, disse o jogador.
Vinícius Zanocelo foi emprestado pela Ferroviária ao Santos em junho do ano passado e tem vínculo até maio de 2023. A opção de compra dos direitos econômicos está fixada em 2 milhões de euros (R$ 10,3 milhões, pela cotação atual).
Na época, o Santos pagou para a Ferroviária R$ 500 mil pelo empréstimo. Caso exerça a compra, o valor será debitado no negócio. Na última janela, ele recebeu sondagens da Lazio e Napoli. Porém, as conversas não foram convertidas em propostas oficiais.