Apesar das dificuldades, o Santos tem um alvo ousado no mercado da bola: trata-se de Marcelo Bielsa, que recentemente fez um trabalho impactante no Leeds United, da Premier League. O presidente Andrés Rueda sabe que não será fácil, mas busca maneiras de convencer o argentino a aceitar comandar o Peixe.
O ‘Torcedores’ apurou que as conversas avançaram nas últimas horas. A diretoria já descartou por ora os outros nomes debatidos (Sebastián Beccacece e Mauricio Pellegrino). O grande impasse no momento é se Bielsa vai assumir agora ou apenas em 2023.
Ele está sem clube neste momento. Neste cenário, Rueda comanda as negociações para tê-lo como parte do projeto do Santos. As informações iniciais foram dadas pelo ge e confirmadas pelo Torcedores.
Alto salário, mercado na Europa e exigências do treinador são alguns fatores que podem complicar a vida do Santos. Ele já comandou clubes como Lille, Olympique de Marseille, Atlético de Bilbao, Lazio e Leeds na Europa; Atlas, América-MEX, Newell’s Old Boys e Vélez Sarsfield nas Américas; e também duas seleções: Argentina e Chile.
Bielsa já foi citado por Pep Guardiola como uma grande inspiração: “Johan Cruyff é aquele que foi o mais influente para mim porque estive com ele durante quatro anos, e, quando comecei como treinador, ele foi de uma ajuda incrível. Mas o Marcelo (Bielsa) é a pessoa que mais admiro no futebol mundial. Acho que ele é o técnico mais autêntico na maneira como dirige suas equipes”, afirmou o treinador do Manchester City em 2020.
Com um futebol protagonista e envolvente com a bola, Bielsa sempre chamou a atenção onde passou. Apesar de não ter um grande currículo de títulos, o legado do argentino no futebol é inegável. O Santos já o especulou em outras oportunidades, como em 2013, após saída de Muricy Ramalho. As conversas não avançaram após exigências do treinador.
Atual situação do Santos
Seis treinadores já comandaram o Santos com Andrés Rueda na presidência do clube: Cuca, Ariel Holan, Fernando Diniz, Fábio Carille, Fabián Bustos e Lisca Doido. Enquanto busca um novo nome, Orlando Ribeiro é o interino e, mesmo com derrota, ele foi elogiado no jogo contra o Palmeiras, quando fez mudanças táticas importantes.
Fato é que o Santos novamente refaz a rota e mira em um treinador estrangeiro para assumir o cargo de treinador. O atual interino falou sobre as chances de ficar no cargo até o fim de 2022:
“Nós somos chamados para sermos interinos. Então, temos que trabalhar a cada dia, sem se preocupar em ser efetivado ou não. Sou interino e vamos trabalhar desta maneira”, declarou ele.